Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
comércio

Principal cliente do Brasil, Arábia Saudita vai manter importação de aves até maio

Em 2017, as aquisições do país ultrapassaram 591 mil toneladas, ou 14% das exportações de frango brasileiro

Atualmente, os árabes discutem com o governo brasileiro a melhor forma de abate de aves, que esteja em conformidade com o método halal, previsto na religião islâmica. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Atualmente, os árabes discutem com o governo brasileiro a melhor forma de abate de aves, que esteja em conformidade com o método halal, previsto na religião islâmica. (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

O governo da Arábia Saudita informou ao Ministério da Agricultura brasileiro que a Autoridade Geral de Alimentos do país aprovou solicitação brasileira de estender o prazo até o dia 1º de maio para manter as importações de carnes de aves do Brasil, informou o ministério. Atualmente, os árabes discutem com o governo brasileiro a melhor forma de abate de aves, que esteja em conformidade com o método halal, previsto na religião islâmica.

No mês passado, o secretário-executivo do ministério, Eumar Novacki, reuniu-se em Riad, capital da Arábia Saudita, com o vice-ministro da Agricultura, Meio Ambiente e Águas do governo saudita, Ahmed bin Saleh Al Ayadah, quando solicitou o adiamento da suspensão das importações.

Na ocasião, foi apresentado um trabalho técnico-científico realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), explicando que o procedimento usado no Brasil segue os preceitos estabelecidos no abate halal.

A Arábia Saudita, que no ano passado elevou uma tarifa aplicada às importações de carne de frango, é a maior compradora do frango brasileiro. Em 2017, as aquisições do país ultrapassaram 591 mil toneladas, ou 14% das exportações do país.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.