Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reconhecimento

Gazeta do Povo é finalista do IV Prêmio de Jornalismo Cafés do Brasil

História do Café das Mulheres, marca das cafeicultoras do Norte Pioneiro paranaense, foi contada na reportagem finalista do prêmio
História do Café das Mulheres, marca das cafeicultoras do Norte Pioneiro paranaense, foi contada na reportagem finalista do prêmio (Foto: Lucas V. Araújo/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

A Gazeta do Povo está entre as finalistas do IV Prêmio de Jornalismo Cafés do Brasil, promovido pelo Conselho Nacional do Café (CNC), com a matéria "A união faz o café: produtoras juntam forças e vendem grão premiado até para a Europa", do jornalista Lucas V. de Araújo.

A reportagem relata como mulheres produtoras de café se uniram em torno da Associação das Mulheres Cafeicultoras do Norte Pioneiro do Paraná (Amucafé) e de como o coletivo transformou a produção e comercialização de café especial na região.

As produtoras consolidaram um grupo com dezenas de famílias, associadas ao IDR Paraná, e começaram a produzir café especial, com foco em qualidade, rastreabilidade, sustentabilidade e diferenciação, em vez do grão comercializado como commodity.

O produto resultante passou a ser reconhecido nacional e internacionalmente: elas já ganharam prêmios importantes e exportam o grão para até 12 países europeus — além de venderem para torrefações e cafeterias de alto padrão no Brasil.

A iniciativa criou não apenas valor agregado ao produto, mas também gerou empoderamento, renda e valorização social para mulheres rurais e suas famílias: com a associação, elas conseguiram escala, acesso a mercados mais exigentes e principalmente uma mudança em sua condição econômica, além de reconhecimento social.

Também foi criado um rótulo coletivo, Café das Mulheres, vendido diretamente ao consumidor — o que melhora a remuneração aos produtores, ao mesmo tempo em que torna o café mais acessível.

VEJA TAMBÉM:

Vencedores do prêmio Cafés do Brasil serão conhecidos no dia 3

Ao divulgar a lista de classificados à final do prêmio Cafés do Brasil, na terça-feira (25), a CNC destacou "o elevado nível técnico e criativo das publicações recebidas", que "reforça a importância do jornalismo e da comunicação para a valorização da cafeicultura nacional".

O objetivo da prêmio é reconhecer produções jornalísticas que abordem o tema “A qualidade e a sustentabilidade dos cafés do Brasil e a importância das cooperativas na produção“.

Os vencedores serão anunciados no dia 3 de dezembro, às 19h, em cerimônia que será realizada no auditório da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.