O Brasil ganhou um reforço comercial e vai aumentar sua exportação de ovos. O México, maior consumidor de ovos do mundo (378 unidades per capita por ano; no Brasil são 230), autorizou a abertura de mercado do país para importar o produto oriundo das granjas brasileiras. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou a informação e já comunicou à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
O Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade (SENASICA) do governo mexicano concedeu a autorização na última quinzena de setembro e é válida para produtos processados em território brasileiro. Em 2019 o os mexicanos importaram 20 mil toneladas de ovos, segundo a União Nacional de Avicultores do México.
A autorização foi fruto de uma atuação em conjunto da Adidância Agrícola, Ministério da Agricultura e Ministério das Relações Exteriores, apoiados pela ABPA, que considera essa chancela um avanço enorme no reconhecimento sanitário dos produtores brasileiros.
No ano passado o Brasil exportou 7,6 mil toneladas de ovos. A produção total do país alcançou 49 bilhões de unidades no ano passado, e deve chegar a 53 bilhões em 2020. A maioria da produção é consumida internamente.
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
“Vamos falar quando tudo acabar” diz Tomás Paiva sobre operação “Contragolpe”
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião