Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
carne de porco moída

Pão de Açúcar quer reinventar carne moída com cortes premium de suínos

Novidade recebeu a chancela do Ministério da Agricultura. Setor produtivo classifica opção como positiva para toda a cadeia de consumo

Frigorífico : cortes premium vão virar carne moída suína. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Frigorífico : cortes premium vão virar carne moída suína. (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Tradicionalmente, a carne moída é mais barata. E o preço pode cair ainda mais, já que o Grupo Pão de Açúcar está em fase de testes de mercado de um novo produto:a carne suína moída. As vendas começam neste mês no estado de São Paulo e devem ser expandidas para praças do Paraná e Rio de Janeiro em 2019.

Com a previsão de 10% de participação no volume das vendas de carnes suínas resfriadas nas redes do GPA, a carne de porco moída será feita a partir de cortes premium do animal. O grupo afirma que a novidade é exclusiva e comercializada em bandejas resfriadas produzidas diretamente por parceiros da indústria.

Carne suína moída

A iniciativa pode elevar ainda mais o consumo dessa proteína, que está presente em 75% dos lares brasileiros, com mais de 430 mil de toneladas consumidas ao ano, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). A opção é a terceira proteína animal mais consumida do Brasil (atrás do frango e bovinos, respectivamente) e a primeira do mundo.

De acordo com a ABCS, são considerados cortes nobres do suíno opções como o miolo da paleta e o pernil, sendo um dos atrativos da carne moída de porco o preço, em média 25% menor que o da bovina.

VEJA TAMBÉM: Todas as novidades do setor na Expedição Suinocultura

André Artin, gerente de desenvolvimento do GPA, afirma que a opção busca simplificar as opções de consumo: “A carne suína tem passado por uma grande transformação ao longo dos últimos anos, tornando-se, com base em melhoramento genético e nutricional, em uma fonte de proteína cada vez mais saudável e com diversas opções e variedades de cortes”.

A novidade e passou pela aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O setor produtivo também apoiou a ideia: “Temos certeza que esta novidade será bem aceita pelos consumidores e aumentará o espaço da nossa proteína nas gôndolas, trazendo resultados positivos para toda a cadeia”, afirma o presidente da ABCS, Marcelo Lopes

Em 2017, o consumo per capta de carne suína no Brasil foi de 14,7 quilos por ano, contra 42 kg de frango e com 32,5 kg de carne bovina, conforme dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Em países como a China, o consumo de carne suína é a primeira opção de proteína animal, com consumo de 40 kg por ano. Em alguns países da Europa, são 30 kg anuais por pessoa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.