Desde que a Fiat inventou o Palio Adventure, em 1999, e com ele o segmento dos ‘aventureiros urbanos’, a concorrência tratou de botar a engenharia e o design para criar seus próprios representantes desse filão que, aparentemente, não tem data pra acabar.
Para quem se sente atraído pelo design fora de estrada, mas não quer abrir mão da conveniência e praticidade de um carro de passeio, esses são os dez modelos mais baratos à venda. Na lista estão desde veteranos, como a Fiat Strada Adventure (a marca italiana domina esse mercado, diga-se), a novatos, como o Chevrolet Onix Activ.
LEIA TAMBÉM: Confira os sedãs e hatches mais econômicos do Brasil
FIAT PALIO FIRE WAY
Motor: 1.0, 73/ 75 cv (e/g)
Cidade: 8,3/ 12,0 km/l. Estrada: 9,8/ 14,2 km/l (e/g)
O modelo é bem básico de série. Para ter direção hidráulica e travas e vidros elétricos é preciso desembolsar mais R$ 2,6 mil no pacote opcional. Já para ter ar-condicionado são mais R$ 3,4 mil. A soma no valor do carro para ter esse mínimo de conforto chegaria a R$ 40,5 mil.
A versão Fire Way traz suspensão elevada, farois biparábola com máscara negra, molduras nas caixas de roda e detalhes estéticos exclusivos.
FIAT MOBI WAY
Motor: 1.0 flex, 73/ 75 cv (e/g)
Cidade: 8,9/ 12,6 km/l. Estrada: 9,7/ 14,2 km/l
Já é mais equipado que o Palio. Vem de série com direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo e vidros dianteiros e travas elétricos. A versão é responsável por â das vendas do Mobi.
Recebe o mesmo tratamento que as outras configurações Way da Fiat, como um ligeiro aumento da altura em relação ao solo, barras longitudinais no teto, para-choques diferenciados e molduras nas caixas das rodas.
No acabamento Way On (R$ 44.460), o subcompacto vem com a tecnologia Live On que se conecta o celular ao carro e o transforma em central multimídia e computador de bordo.
FIAT UNO WAY
Motor: 1.0, 72/ 77 cv (e/g)
Cidade: 9,1/ 12,8 km/l. Estrada: 10,1/ 14,0 km/l (e/g).
A renovação da linha 2017 trouxe mais modernidade ao veterano modelo. A começar pelo novo propulsor de três cilindros da família FireFly, que trouxe mais força em rotação baixas e menor consumo. Na opção Way 1.3 (R$ 47.460), com quatro cilindros, ele desenvolve 101/109 cv (e/g).
A versão sai de fábrica com direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos, computador de bordo, volante multifuncional, faróis de neblina, start-stop ( desliga e liga o veículo automaticamente em paradas rápidas no trânsito) e, principalmente, controles de tração e estabilidade.
Há ainda o kit opcional Tech (R$ 3,7 mil) que agrega chave canivete com telecomando, rádio Connect e com comandos no volante, retrovisores elétricos com tilt down (baixa automaticamente ao se engatar a ré), vidros traseiros elétricos, entre outros.
No câmbio automatizado Dualogic, o Uno Way sobe para R$ 51.990 e acrescenta borboletas atrás do volante para a opção manual da troca de marchas.
VOLKSWAGEN CROSS UP!
Motor: 1.0, 82/ 75 cv (e/g)
Cidade: 9,6/ 14,2 km/l. Estrada: 10,1/ 15,3 km/l (e/g)
O pequenino vem com direção elétrica; vidros dianteiros e travas elétricos; chave canivete com telecomando; preparação para som sensor de ré; retrovisores externos com ajuste elétrico e luz de seta integrada; faróis de neblina; e rodas de liga aro 15.
Para ganhar o estilo off road, o modelo recebeu pintura prateada; tomada de ar inferior com divisórias hexagonais; contornos cromados nos faróis de neblina; miolo do para-choque traseiro também em tom prata; rack de teto; friso lateral preto com o nome da versão; e soleira em alumínio também com emblema ‘cross up!’.
A linha Cross ainda tem a opção automatizada i-Motion (R$ 54.160) e a turbinada 1.0 TSI (R$ 54.876). Vale lembrar que o up! continua a ser o carro mais seguro de seu segmento segundo o Latin NCap.
CHEVROLET ONIX ACTIV
Motor: 1.4 flex, 98/ 106 cv (e/g)
Cidade: 8,3/ 12,4 km/l. Estrada: 9,4/ 13,8 km/l (e/g)
O Onix passou por uma reestilização e nela a Chevrolet aproveita para inserir seu hatch no filão ‘aventureiro urbano’. A nova versão Activ. O carro ganhou suspensão elevada, pneus maiores e rodas exclusivas e rack de teto, além de um painel redesenhado, em duas cores, e com um grafismo que se une às forrações de porta.
Ele oferece ainda sistema Mylink 2 associado ao Onstar e compatível com Android Auto e Apple CarPlay, direção elétrica, câmera de ré, sensor de chuva, faróis de neblina, luz posição em led, monitoramento de pressão de pneus, retrovisores elétricos, ar-condicionado,computador de bordo, controlador de velocidade cruzeiro, vidros e travas elétricos, volante multifuncional.
O Activ conta ainda com a versão automática, com opção de trocas manuais, por R$ 62.590.
RENAULT SANDERO STEPWAY
Motor: 1.6, 98/106 cv
O porte avantajado e faz um enorme e a maior altura da suspensão fazem desta versão um sucesso de vendas, superando seus concorrentes diretos Volkwagen CrossFox e Hyundai HB20X.
Os adereços visuais deixam o modelo com um aspecto jovial. Apliques pretos aparecem na dianteira, na traseira e nas laterais, enquanto os faróis e lanternas são escurecidos. Destaque para os detalhes prateados na parte de baixo dos para-choques (na frente e na traseira) e no rack no teto.
Por dentro, o modelo exibe acabamento sempre laranja nas molduras de instrumentos, saídas de ar e costuras de bancos. Vem de série com direção hidráulica, ar digital, retrovisores, vidros e travas elétricos, rodas de liga aro 16, multimídia com tela de 7” e GPS e sensor de ré.
A versão conta também com a opção de transmissão automatizada Easy’R (R$ 61.740).
TOYOTA ETIOS CROSS
Motor: 1.5, 102/ 107 cv (e/g)
Cidade: 8,3/ 12,4 km/l. Estrada: 9,8/ 14,1 km/l (e/g)
O hatch não teve a suspensão elevada como nos rivais. A Toyota preferiu apostar no visual pesado ‘ fora da estrada’ para atrair o consumidor. Até um santantônio prateado foi colocado para contornar a grade do radiador, conferindo um aspecto mais agressivo ao modelo.
Também os para-choques e molduras laterais passam a sensação de mais robustez ao carro. Detalhes prateados estão no acabamento inferior das portas e no para-choque traseiro. Há ainda aerofólio e rodas de liga aro 15.
Um destaque é belo casamento entre o motor e o câmbio (de seis velocidades), mostrando agilidade e o conforto na direção, que por sinal é elétrica.
O Etios Cross ainda disponibiliza volante multifuncional, ar-condicionado, computador de bordo, Isofix (fixação da cadeirinha infantil), vidros e travas elétricos, sistema de com com USB e Bluetooh. A versão automática de quatro velocidades sai por R$ 64.230.
HYUNDAI HB20X
Motor:1.6, 122/ 128 cv (e/g)
Cidade: 8,3/ 11,6 km/l. Estrada: 9,8/ 13,4 km/l (e/g)
É um dos visuais mais interessantes do segmento ‘off road de boutique’. Além dos tradicionais aumento da altura livre do solo e barra de teto, o modelo vem ainda com que uma grade com detalhes cromados que simulam um ‘quebra-mato’.
De fábrica, chega com direção elétrica, ar-condicionado, rodas de liga aro 16 com acabamento diamantado, computador de bordo, vidros e travas elétricos, sistema de som com USB/bluetooth e Isofix.
O modelo pode vir com caixa automática (R$ 62.855). A configuração Premium (R$ 65.355) oferece também luz diurna em led, airbag lateral, sensores de ré e crepuscular
FIAT STRADA ADVENTURE
Motor: 1.8, 130/ 132 cv (e/g)
Cidade: 7,0/ 10,0 km/l. Estrada: 7,7/ 11,2 km/l (e/g)
Líder de vendas entre as picapes, a Strada também tem a sua versão ‘lama’. O modelo traz o recurso a inédita terceira porta, que é muito conveniente ao facilitar o acesso ao banco de trás.
Também vem equipada com bloqueio do diferencial, para incursões em ambientes fora de estrada, e é capaz de transportar 680 l de carga.
A versão de entrada é a com cabine estendida. Ela vem com direção hidráulica, ar-condicionado, volante multifuncional, capota marítima, chave canivete com telecomando, computador de bordo, suspensão elevada e retrovisores, vidros e travas elétricos.
A picape dispõe ainda das configurações com cabine dupla (R$ 73.130) e câmbio automatizado Dualogic (R$ 77.600).
VOLKSWAGEN SAVEIRO CROSS
Motor: 1.6, 110/ 120 cv (e/g)
Cidade: 7,5/ 10,7 km/l. Estrada: 7,9/ 10,8 km/l (e/g)
Ela é mais completa que a rival Strada em tecnologia. Além de trazer o bloqueio do diferencial, há controles de estabilidade e de tração (ausentes na Strada), assistente de subida e de descida (hill holder) - aplica o freio automaticamente em ladeiras -, freios ABS com função off-road, e uma central multimídia com design e funcionalidades iguais às do Golf.
A Saveiro Cross leva até 580 l de carga em sua caçamba. De série, entrega direção hidráulica, ar-condicionado, volante multifuncional, computador de bordo, sensores de ré, rodas de liga, vidros, retrovisores e travas elétricos, entre outros.
Disponível em duas configurações: com cabine estendida (R$ 69.411) e cabine dupla (R$ 72.582).
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião