O seleto grupo de SUVs premium de estilo cupê (caimento traseiro acentuado) ganha mais um representante de peso no Brasil. A Audi lança o Q8, seu utilitário topo de linha que traz na bagagem o que há de mais moderno em tecnologia e inovação de design na marca alemã.
A novidade, que ocupou o lugar de destaque no estande da Audi no Salão de São Paulo 2018, chega para duelar com BMW X6, Porsche Cayenne Coupé e Mercedes GLE Coupé.
O Q8 desembarca em duas versões e com preço "promocional". A Performance custa R$ 471.990 e a Perfomance Black, R$ 503.990 - entrega mais tecnologia e acabamento diferenciado. São R$ 27 mil de desconto em relação à tabela oficial do carro, que é de R$ 494.990 e R$ 531.990, respectivamente.
Segundo a montadora, o valor menor é por tempo limitado e contempla 50 unidades modelos 2019. Já a linha 2020 estará disponível em breve com preço cheio.
O SUV grandalhão da Audi possui quase 5 metros de comprimento e 3 m de entre-eixos. Ou seja, sobra espaço para levar com extremo conforto toda a família. O porta-malas carrega até 605 litros de bagagem.
Como todo Audi, a esportividade está no DNA do carro. O motor é o 3.0 TFSI, de 340 cv e torque de 51 kgfm, associado à transmissão automática Tiptronic de oito velocidades. O SUV é capaz de acelerar de 0 a 100km/h em apenas 5,9 segundos.
Start-stop na velocidade cruzeiro
Apesar de toda essa brutalidade debaixo do capô, o Q8 também pode rodar macio graças à tecnologia de assistência elétrica, que atua em conjunto com o sistema de tração e trabalha quase o tempo todo com o motor a gasolina.
Ela é formada por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) num sistema elétrico primário de 48 volts.
Isso possibilita ao utilitário se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h desligando e ligando o propulsor a todo instante sem qualquer tranco em condição de cruzeiro.
Essa mudança só é percebida pelo condutor quando o ponteiro do conta-giros cai repentinamente a zero, indicando que o motor desligou. Da mesma forma que o reinício do propulsor acontece rápida e confortavelmente.
O resultado é maior eficiência no consumo e menor emissão de poluentes. Além disso, o sistema start-stop entra em ação quando a velocidade baixa de 22 km/h, antecipando uma parada no semáforo ou cruzamento.
Nova identidade visual
Feito sobre a mesma plataforma do Lamborghini Urus e importado da Eslováquia, o Q8 já é sucesso na Europa. Foram vendidas 21 mil unidades no primeiro semestre deste ano.
O modelo inaugura a nova identidade visual da família Q, exibindo uma grade dianteira redesenhada em formato octogonal - na família A ela é hexagonal.
Mesmo sendo o topo da gama, o Q8 apresenta um porte ligeiramente menor ao irmão Q7 devido ao estilo cupê. Além disso, leva 5 ocupantes, enquanto o Q7 pode transportar até sete pessoas.
Cabine atualizada
O modelo também inaugura no Brasil a nova cabine da Audi. Destaque são as portas sem molduras, uma inovação que garante maior espaço interno.
O sistema de "infotainment” traz o Audi Virtual Cockpit, com tela digital de 12,3 polegadas e grafismos mais modernos, e a central multimídia com tela de 10,1 polegadas.
O conjunto está mais intuitivo e de rápido manuseio. Sem contar que o multimídia agora é sensível toque, o que não era oferecido pela Audi até então - os comandos em outros modelos são por um botão giratório no console central.
Há ainda uma terceira tela no console para os ajustes do ar-condicionado e outras funções de ventilação, além de uma quarta com a mesma função para os ocupantes do banco traseiro.
"O Q8 é um veículo que traz o que há de mais novo em tecnologia, inovação, segurança e que representa uma nova era de design marca."
Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil.
O que oferece cada versão
Q8 Performance
- Faróis full led; ar-condicionado digital de duas zonas com tela de 8,6 polegadas; câmera de 360 graus; quadro de instrumentos 100% digital (Audi Virtual Cockpit) com tela de alta resolução de 12,3 polegadas; rodas aro 21; iluminação interna com 30 cores; teto solar panorâmico; central multimídia com tela de 10,1 polegadas para os sistemas de entretenimento e navegação; controle de funções do carro por voz; assistente de tráfego em congestionamento (condução semiautônoma); tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico ou por gesto com o pé.
Q8 Perfoamance Black
- + sistema de som Bang & Olufsen com 17 alto-falantes (incluindo alto-falante com efeito tridimensional), subwoofer e 730 Watts de potência; teto interior na cor preta; acabamento das soleiras das portas em alumínio; capa do espelho retrovisor externo em preto; pacote exterior High Gloss Black e kit S line; e pinças de freio em vermelho.
Apesar da etiqueta de meio milhão de reais, o Audi cobra a parte por outros itens, com preços variando de R$ 8 mil a R$ 91 mil, caso incorpore todos os opcionais.
Opcionais
- Head-up display;
- Sistema night vision: assistente de detecção de pedestres e animais em condução noturna - a silhueta detectada aparece em cor amarela no Audi Virtual Cockpit;
- Eixo traseiro direcional, que facilita as manobras a velocidades baixas (com o esterço no sentido oposto ao das rodas dianteiras) e aumentando a segurança nas altas (esterço na mesma direção).
- Pacote Audi Side
Audi Pre Sense traseiro: reconhece a iminência de uma colisão e prepara o condutor aumentando o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros;
Exit Warning Assist: aviso de perigo na saída do veículo;
Audi Side Assist: aviso de perigo em mudança de faixa;
Assistente de Tráfego Reverso: informa um condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios se necessário. - Suspensão a ar adaptativa: traz amortecimento controlado com ajustes conforto ou esportivo. Ela pode ser ajustada para quatro modos por meio do sistema Audi Drive Select, variando a altura da carroceria em até 90 milímetros.
- Rodas de alumínio aro 22
- Faróis full led Matrix HD.
*O jornalista viajou a convite da Audi
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