A sétima geração do BMW Serie 3 foi o lançamento mais aguardado de 2019 no mercado de carros premium no Brasil.
A novidade estreou na última quinta-feira (28) em todas as lojas da marca. Por ora estará disponível na versão 330i M Sport, a R$ 269.990. Em junho chega a 330i Sport, a R$ 219.950.
Os primeiros lotes desembarcam importados da Alemanha. A fabricação em Araquari (SC) está prevista para começar em julho.
Na unidade catarinense já era feito a geração anterior desde 2014, quando o modelo inaugurou a planta - hoje também produz os utilitários X1 e X3 e em breve o X4.
O 330i substitui o 328i, que rodava com motorização Active Flex (gasolina e etanol). Mas, ao contrário do antecessor, beberá apenas gasolina, sem previsão de virar bicombustível.
O Serie 3 é o best seller de vendas da BMW no mundo, com mais de 15 milhões de unidades emplacadas em 44 anos de história. No mercado brasileiro, não é diferente. Também abre o catálogo de produtos da fabricante alemã.
O ícone passou por uma evolução que aprimorou a sua fama de ser o 'rei dos sedãs esportivos premium'. Também subiu alguns degraus no nível de tecnologia, incorporando recursos dos irmãos maiores Serie 5 e Serie 7.
A Gazeta do Povo foi conferir de perto a novidade e acelerar no circuito de Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). Veja a seguir o que mudou no carro:
Visual mais agressivo
Por fora, os menos atentos não perceberão grandes mudanças. Mas estão lá. O Serie 3 ficou mais sisudo, com vincos marcantes e linhas agressivas herdadas do Serie 7.
A grade frontal com o 'duplo rim' está mais larga e destacada, realçada por um contorno cromado. A luz diurna recebeu um novo desenho e os faróis duplos ganharam um recorte mais ousado, com uma pequena seção no meio base.
As lanternas também exibem novas linhas no estilo bumerangue e lentes em alto relevo e escurecidas, mas sem perder o consagrado formato em ‘L’ deitado da iluminação.
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Para quem está mais familiarizado com a história do Serie 3, perceberá que houve uma reinterpretação da tradicional forma Hofmeister Kink na base da coluna C (presente nos BMW desde 1950).
O mais esportivos dos sedãs
Um dos pontos fortes do Serie 3, responsável pela fama de rei dos sedãs esportivos, é a posição de dirigir. Ele acomoda o motorista como poucos.
O corpo fica apoiado perfeitamente no banco e alinhado com volante e pedais, além das pernas totalmente esticadas (condição permitida pela dianteira alongada). A sensação é de estar ao volante de um veículo de corrida.
Na pista de Velo Città, com seu traçado sinuoso, repleto de curvas e duas retas, essa característica ficou ainda mais evidenciada.
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O centro de gravidade mais baixo e os ajustes firmes da suspensão adaptativa deixam o sedã alemão grudado ao chão.
É possível tornar a tocada mais divertida e nervosa usando as opções 'Sport' e 'Sport Plus' do modo de condução, apesar de a posição 'Normal' já entregar uma condução bastante arisca.
Tudo isso com o carro sempre à mão, sem a menor intenção de que poderá sair de lado numa curva mais fechada, provocado pela tração traseira.
Mas se o motorista não fizer questão de toda essa brutalidade, a opção "Comfort" faz o BMW rodar com suavidade, favorecido pelo amortecimento hidráulico suplementar no eixo dianteiro e limitador de compressão no traseiro.
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O isolamento acústico no para-brisa e vidros das portas dianteiras garantem o silêncio a bordo.
Motor melhora cavalaria
O coração do novo Serie 3 pulsa mais forte que o anterior. O motor 2.0 turbo, de quatro cilindros em linha, rende 258 cv e 40,8 kgfm, ou 13 cv e 5 kgfm a mais que o bicombustível.
O torque máximo começa a aparecer a 1.550 giros, um convite para saídas mais rápidas de semáforos e cruzamentos e ultrapassagens seguras.
A arrancada e retomada velocidade são bem espertas, graças também ao câmbio automático de 8 velocidades com relações mais curtas nas primeiras marchas.
O 330i acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, números que carimbam a esportividade do sedã, e atinge 250 km/h de velocidade máxima
Bate-papo carro e motorista
A BMW costuma escolher o Serie 3 para estrear tecnologia de ponta em seus carros, como a internet a bordo (2008) e o head up display (2012).
Agora é a vez da inteligência artificial vir de carona para dividir com o motorista a responsabilidade na direção e também facilitar a vida ao volante.
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Que tal antes de começar a acelerar o carro interagir com a central multimídia, pedindo para que a temperatura seja ajustada a 23 graus, a rádio, sintonizada na frequência 93,9 MHz, e saber como será a previsão do tempo durante o dia?
O condutor terá todas as respostas usando apenas o comando de voz, sem apertar qualquer outro botão.
O bate-papo com o veículo é a grande novidade do novo Serie 3. Chamado de 'Assistente Pessoal Inteligente", ele conversa em bom português e permite também consultar e-mails, compromissos na agenda e pesquisar endereços.
Para acessá-lo e iniciar a interação, basta dizer "Olá BMW", ou mesmo personalizar com um outro nome que achar conveniente, como o da esposa, da namorada, do filho ou mesmo do time de futebol preferido.
Tecnologia por todos os lados
Outro recurso inédito no veículo é o assistente marcha ré, capaz de registrar os últimos 50 metros percorridos e, livrar o trabalho do motorista para tirar o carro de garagens apertadas, ruas estreitas e becos sem saída.
Para facilitar o entrar e sair do carro, a chave presencial é por aproximação e trava e destrava as portas sem que qualquer ação do usuário.
Já a abertura do porta-malas é automática, exigindo apenas que a pessoa faça um movimento lateral com o pé na parte debaixo do para-choque traseiro.
O pacote de tecnologia inclui faróis a laser na versão M Sport, que não ofuscam quem vem no sentido contrário, além de resultar numa intensidade luminosa 10 vezes superior a dos faróis halógenos, podendo alcançar até 530 metros de distância.
Há ainda o assistente profissional de direção que assegura uma condução inteligente em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos.
O sistema informa o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal.
Painel 100% virtual
Acompanhando a tendência do mercado, a BWM também equipou a novidade com um painel hi-tech.
O quadro de instrumentos exibe uma enorme tela de 12,3 polegadas 100% digital e configurável. Se de um lado reduziu a sensação de esportividade dos relógios analógicos, do outro modernizou a visualização pelo motorista.
O head up display complementa esse pacote com a projeção no para-brisa das principais funções de condução numa tela de 10,25 polegadas.
O marca alemã eliminou a maioria dos comandos táteis para que o motorista não tire os olhos da via. O painel está bem mais limpo e exibe um imenso console central em posição elevada que reúne comandos diversos.
Já o sistema multimídia oferece apenas espelhamento Apple Car Play para smartphone iPhone.
Espaço interno cresceu
A sétima geração ganhou uma nova plataforma, traduzindo numa cabine mais espaçosa, com aumento de 7,6 cm no comprimento (4,71 m), 1,6 cm na largura (1,83 cm) e 4,1 cm na distância entre-eixos (2,85 m).
Com isso o visual está mais parrudo e melhorou a acomodação dos ocupantes, principalmente no banco traseiro, que era apertado para as pernas dos passageiros.
Pneus Run Flat
O 330i vem equipado com pneus Run Flat, que rodam furados ou rasgados por uma longa quilometragem.
Porém, a BMW manteve o estepe de uso temporário no porta-malas, o que limita a capacidade em 365 litros. Sem o o pneu reserva, o volume para bagagem sobe para 480 litros.
Outros itens de série
O sedã premium sai de fábrica com um dispositivo de proteção ativa que aciona equipamentos de segurança em emergência, como aumentar tensão do cinto de segurança; ar digital com controle de três zonas; assistente de farol alto e de estacionamento com câmeras 360 graus e sensores; seis airbags, controles de tração e estabilidade.
330i (novo) x 328i (antigo)
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