A gente concorda que é uma afronta chamar um automóvel de R$ 40 mil, R$ 45 mil, R$ 50 mil de 'carro popular'. Mas foi o termo que o mercado encontrou para classificar os hatches compactos com motor 1.0.
E até porque não encontramos muitas opções abaixo de R$ 45 mil. Separamos alguns modelos que caberia no bolso para quem não quer gastar mais do que… R$ 50 mil.
Se alguém estranhar a ausência do Nissan March, é porque a tabela dela já não figura mais abaixo deste valor. A versão mais em conta, a 1.0 SV, começa em R$ 51.490.
Lembrem-se que a fartura de equipamentos de série não é o ponto forte desses modelos, e não oferecem muito espaço, mas compensam com manutenção barata e consumo moderado.
Listamos do mais caro para o mais barato. Confira!
Fiat Argo 1.0 Drive
Preço | R$ 53.590 |
---|---|
Motor | 1.0 6V |
Potência | 77/ 72 cv |
Torque | 10,9/ 10,4 kgfm a 3.250 rpm |
Consumo | 9,9 e 10,7 km/l (etanol) / 14,2 e 15,1 km/l (gasolina) |
O Argo teve um aumento nas vendas nos últimos, ficando à frente do rival direto Volkswagen Polo.
E um dos responsáveis é a versão 1.0, tricilíndrica, que responde por mais de 30% no emplacamento do carro.
O hatch tem uma construção melhor que a do Uno e do Mobi e se destaca pela boa dirigibilidade e a leveza da direção elétrica na hora das manobras.
O visual também é um ponto alto do hatch. A suspensão é bem calibrada, ao ponto de ser mais confortável do que a de Onix e HB20.
Ele vem com o sistema start-stop, que desliga o veículo em paradas rápidas (ausente nos rivais mesmo como opcional), ar-condicionado, direção elétrica, Isofix, travas elétricas e vidros elétricos nas portas dianteiras.
Legal: Design moderno, direção aprimorada e suspensão confortável.
Ruim: retomadas e acelerações lentas, câmbio impreciso e de curso longo.
Fiat Uno Drive 1.0
Preço | R$ 47.990 |
---|---|
Motor | 1.0 6V |
Potência | 77/ 72 cv |
Torque | 10,9/ 10,4 kgfm a 3.250 rpm |
Consumo | 9,1 e 10,6 km/l (etanol) / 13,2 e 15,2 km/l (gasolina) |
O Fiat Uno agrada pela posição de dirigir altinha e equipamentos ao alcance das mãos, mas o espaço é reduzido e o motorista tende a raspar os ombros nos do carona.
O motor Firefly de três cilindros e seis válvulas fez bem ao hatch, que apresenta mais força abaixo das 3.500 rpm.
Em itens de série, leva ar, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, computador de bordo, mas não tem sistema de áudio.
Legal: ergonomia, posição de dirigir e liquidez
Ruim: espaço e equipamentos
Chevrolet Onix 1.0 LT
Preço | R$ 47.490 |
---|---|
Motor | 1.0 8V |
Potência | 80/78 cv |
Torque | 9,8/ 9,5 kgfm a 5.200 rpm |
Consumo | 8,8 e 10,5 km/l (etanol) / 12,9 e 15,3 km/l (gasolina) |
O Chevrolet Onix é o que vende mais no país e não poderia estar de fora da lista dos melhores carros populares até R$ 50 mil.
Contam a favor a ergonomia, a ampla rede de concessionárias e o custo-benefício.
Esta versão tem ar, direção elétrica vidros da frente e travas elétricos, monitoramento de pressão dos pneus e a eficiente central multimídia MyLink, com tela de 7”.
O cansado motor Família I é que depõe contra, com desempenho fraco em subidas e rodar áspero, mas que trabalha bem com a caixa de seis marchas.
Legal: ergonomia, equipamentos, pós-venda e liquidez
Ruim: acabamento, isolamento acústico e vai mudar em breve
Volkswagen Gol
Preço | R$ 47.020 |
---|---|
Motor | 1.0 12V |
Potência | 84/ 75 cv |
Torque | 10,4/ 9,7 kgfm a 3.000 rpm |
Consumo | 9,1 e 10,1 km/l (etanol) / 13,3 e 14,4 km/l (gasolina) |
O veterano VW Gol voltou a vender bem e tem na manutenção baixa e robustez os maiores trunfos. E utiliza o eficiente motor três cilindros do up!.
A mudança feita no começo do ano deixou o Gol mais suave no rodar e bem esperto nas retomadas. Fora o câmbio manual de cinco marchas, que continua como um dos melhores engates e mais bem escalonados do segmento.
O acabamento, contudo, insiste na simplicidade excessiva e a posição de dirigir ainda é esquisita. Mas ele figura entre os melhores carros populares até R$ 50 mil.
Legal: custo de manutenção, retomadas, acerto do câmbio e acerto da suspensão.
Ruim: posição de dirigir.
Ford Ka S 1.0
Preço | R$ 45.590 |
---|---|
Motor | 1.0 12V |
Potência | 85/ 80 cv |
Torque | 10,7/ 10,2 kgfm a 3.500 rpm |
Consumo | 9,2 e 10,7 km/l (etanol) / 13,4 e 15,5 km/l (gasolina) |
O Ka passou por facelift e ficou bem mais gostoso de dirigir. Acerto firme na suspensão e na direção, e tratos no motor deixaram o Ford disposto e versátil para o trânsito urbano.
Por isso está entre os melhores carros populares do Brasil para quem quer gastar até R$ 50 mil.
O tricilíndrico de 85/ 80 cv é um dos melhores da categoria, com nível de aspereza e faz sua graça em baixos giros.
O câmbio manual de cinco marchas também recebeu melhorias e os engates estão mais precisos.
Sai de fábrica com ar, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, Isofix e computador de bordo.
Legal: estabilidade, desempenho e acerto da suspensão.
Ruim: isolamento acústico.
Renault Sandero 1.0 Life
Preço | R$ 46.990 |
---|---|
Motor | 1.0 12V |
Potência | 82/ 79 cv |
Torque | 10,5/ 10,2 kgfm a 3.500 rpm |
Consumo | 9,5 e 9,6 km/l (etanol) / 14,2 e 14,1 km/l (gasolina) |
O espaço interno é o grande diferencial do Renault Sandero na lista dos melhores carros populares até R$ 50 mil.
Já o motor três cilindros entrega arrancadas bem dispostas, certa disposição em baixas rotações e menos aspereza no rodar.
Recebe direção eletro-hidráulica, quatro airbags (dois frontais e dois laterais), luz diurna em led, lanternas em led, Isofix, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas e chave canivete.
O hatch acaba de ganhar uma atualização visual e incorporar novos equipamentos de série. É o único da relação a vir com luz diurna e lanternas em led.
Legal: espaço interno, custo-benefício e manutenção.
Ruim: posição de dirigir e acabamento.
Hyundai HB20 Unique
Preço | R$ 44.490 |
---|---|
Motor | 1.0 12V |
Potência | 80/75 cv |
Torque | 10,2/ 9,4 kgfm a 4.500 rpm |
Consumo | 8,5 e 9,9 km/l (etanol) / 12,5 e 14,1 km/l (gasolina) |
Modelo com motor tricilíndrico aspirado que surpreende. Os 80/75 cv mostram disposição nas arrancadas, mas rendem melhor em altas rotações.
A posição de dirigir e ergonomia agradam no HB20 e o acabamento é caprichado para o nível do segmento.
Essa versão ainda vem com a boa central multimídia blueMedia, além de ar, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, computador de bordo e Isofix.
O espaço traseiro é condizente, a suspensão tem acerto macio, mas o carro oscila nas curvas.
A partir de outubro estreia a atualização do carro, que partirá de R$ 46.490 na versão 1.0 Sense.
Legal: posição de dirigir, acabamento e desempenho.
Ruim: estabilidade e vai mudar em breve.
Renault Kwid 1.0 Intense
Preço | R$ 42.490 |
---|---|
Motor | 1.0 12V |
Potência | 70/66 cv |
Torque | 9,8/ 9,4kgfm a 4.250 rpm |
Consumo | 10,3 e 10,8 km/l (etanol) / 14,9 e 15,6 km/l (gasolina) |
Classificado de o 'SUV dos compactos' pela Renault, o Kwid se firmou como um dos modelos mais vendidos no país, figurando na quinta posição do ranking geral.
O visual que remete a de um utilitário e o vão mais alto do solo - equivalente ao do Stepway - têm conquistado muitos adeptos de uma aventureiro urbano.
O Kwid e o Sandero são os únicos da lista a vir com airbags laterais de série. A versão Intense oferece ainda multimídia MediaNav com GPS, retrovisores elétricos e câmera de ré.
Também é bem econômico no consumo e a direção elétrica com assistência facilita a manobra mais difícil.
Faltam o ajuste de altura do banco do motorista, ajuste de altura e profundidade do volante e o cinto de três pontos para o passageiro central do banco de trás.
Legal: visual estilo SUV, airbags laterais e ótimo consumo.
Ruim: barulho excessivo do motor com três cilindros e direção leve demais para velocidades mais altas.
Fiat Mobi
Preço | R$ 33.490 |
---|---|
Motor | 1.0 8V |
Potência | 75/ 73 cv |
Torque | 9,9/ 9,5 kgfm a 3.850 rpm |
Consumo | 9,2 e 10,2 km/l (etanol) / 13,5 e 15,2 km/l (gasolina) |
Para quem é solteiro (a), não faz questão de espaço no banco detrás e nem no porta-malas e que economizar na compra, o Mobi pode ser uma boa opção.
A versão de entrada Easy briga com o Renault Kwid Life (R$ 33.990) pelo título de segundo carro mais barato no país, atrás apenas do Caoa Chery QQ (R$ 24.990).
É um modelo muito fácil de estacionar e cabe em qualquer vaga, devido ao seu tamanho supercompacto - tem 3,56 m de comprimento e 2,30 de entre-eixos (o Kwid, rival direto, mede 3,68 m e 2,43 m, respectivamente).
É bem espartano de série, sem regulagem elétrica dos vidros e nem ar-condicionado. O motor também é o veterano 1.0 Fire, de quatro cilindros, que empurrava o finado Palio.
Legal: Facilidade para estacionar e suspensão bem acertada.
Ruim: Visual dianteiro desproporcional ao carro, espaço interno e porta-malas apertados.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião