Por mais comum que uma chave de carro possa parecer, a perda ou a quebra dela pode gerar não só o transtorno para providenciar uma nova, e evitar que a cópia mantida em casa vire ‘filha única’, mas também um desfalque razoável no bolso.
Quase todas trazem de fábrica dispositivos antifurtos, conhecidos como transponder, que tornam o serviço não tão simples e barato como fazer a réplica de uma chave de casa. O sistema é dotado de um código secreto que permite ao comando eletrônico da injeção liberar a partida.
Além do custo, é preciso um pouco de paciência para ter o novo item. A maioria das concessionárias não possui a peça em estoque. A espera dura de três a dez dias úteis, uma vez que o pedido é feito para a fabricante do veículo.
Gasto alcança R$ 4 mil em modelos premium
Antigamente, uma chave de carro possuía a simples função de abrir, fechar e ligar o carro. A evolução, porém, permite agora que seja capaz também de memorizar as preferências do motorista, como posições de banco, temperatura do ar-condicionado e regulagens dos retrovisores.
A tecnologia keyless, por exemplo, possibilita destravar o veículo e dar a partida sem tirar a chave do bolso.
Toda essa modernidade está mais presente em automóveis do segmento premium. Por isso, o valor para substituir uma chave perdida ou quebrada acaba sendo proporcional ao valor do carro. Pode alcançar mais de R$ 4 mil se somados também a mão de obra e a codificação, que nesta categoria de mercado varia de R$ 1 mil a R$ 2,5 mil.
A demora também é maior em relação aos modelos mais acessíveis. Gira de 20 a 30 dias.
“Além de mais recursos, o acabamento e a qualidade dos componentes também são fatores que impactam nos valores”, explica Fabio Almeida, gerente da Euro Import Jaguar Land Rover, em Curitiba.
Preços
Das marcas ouvidas, a Porsche é quem cobra mais: R$ 2 mil pela cópia da chave do 911 Turbo. Um pouco menos desembolsará o dono de um Land Rover Evoque, R$ 1,8 mil, e do Jaguar XJ, R$ 1,7 mil, faixa de preço esta também verificado no Mercedes-Benz Classe C. A Audi pede R$ 1,5 mil para repor o componente no A3.
Consultamos lojas de Curitiba para saber o tamanho do rombo com o extravio do componente. Se ele for de um Honda Civic, por exemplo, o dono desembolsará de R$ 1,2 mil a R$ 1,7 mil. Esta variação dependerá do tipo de chave, que costuma oferecer outras funções além de abrir e fechar a porta e ligar o carro.
“O cliente pode escolher apenas reprogramar o código ou também trocar todo o jogo de cilindro das portas. Apesar de a chave perdida não possuir mais o segredo da ignição, ela ainda consegue destravar o veículo. Trocar as fechaduras eliminaria esse risco”, aconselha Marcelo Alves, consultor técnico da Honda Niponsul. O tempo de espera é de sete a dez dias.
No Toyota Corolla, o custo da peça é de R$ 1 mil, caindo para R$ 500 no Etios. Valores semelhantes aos da Nissan. A marca cobra R$ 1 mil pela chave do novo Sentra e R$ 650 para o New March. Já na Citroën, são R$ 275 no hatch C3 e R$ 538 no C4 Lounge.
O custo médio cai um pouco para quem tem algum dos modelos campeões de venda. Na Fiat, a média é de R$ 500 para a picape Strada e de R$ 400 para o Palio. A Chevrolet cobra R$ 428 no Onix, a Volkswagen, R$ 350 no Gol, a Ford, R$ 346 no Ka, e a Hyundai pede R$ 300 na peça do HB20.
Vale ressaltar que nos valores informados não estão embutidos os serviços de mão de obra e codificação, cuja média praticada varia de R$ 290 a R$ 750.
Chaveiro
É possível ainda recorrer a chaveiros profissionais para realizar o serviço. O preço gira de R$ 150, para os modelos mais simples, a R$ 1,5 mil, nos mais sofisticados. “Temos aparelhos que fazem a leitura dos códigos e das senhas, caso o cliente não possua tais informações”, informa Robson Santos, proprietário da Chaveiro Santos, na capital.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião