O mercado de vendas de automóveis e comerciais leves (picapes e furgões) tem uma nova liderança: a Chevrolet desbancou a Fiat. A fabricante italiana defendia uma hegemonia de 13 anos - era líder desde 2003, ano em que tomou o primeiro lugar da rival norte-americana.
O principal responsável pelo desempenho da Chevrolet é Onix, o modelo zero quilômetro mais vendido no Brasil pelo segundo ano seguido. Sozinho, o hatch é responsável por 44% dos emplacamentos (153.372) da fabricante, que fechou o ano passado com 345.874 carros negociados.
A Fiat, por sua vez, registrou 304.980 unidades vendidas. E a Volkswagen se manteve na terceira colocação, com 228.456 exemplares.
Top 10
Vendas em 2016
Montadora | Carros | Fatia (%) |
1º Chevrolet | 345.874 | 17,41 |
2º Fiat | 304.980 | 15,35 |
3º Volkswagen | 228.456 | 11,50 |
4º Hyundai | 197.850 | 9,96 |
5º Toyota | 180.416 | 9,08 |
6º Ford | 180.242 | 9,07 |
7º Renault | 150.032 | 7,55 |
8º Honda | 122.541 | 6,17 |
9º Nissan | 60.908 | 3,07 |
10º Jeep | 59.046 | 2,97 |
Fonte: Fenabrave |
Comparado a 2015, o trio acompanhou a retração do setor e emplacaram menos em 2016. A Chevrolet recuou cerca de 45 mil carros, enquanto a Fiat ‘encolheu’ 134 mil veículos, número muito próximo ao da Volkswagen (131 mil). A marca alemã, no entanto, teve divergências com fornecedores e a produção acabou interrompida alguns meses em suas fábricas.
Onix fatura o bi; veja os mais vendidos em 2016
Leia a matéria completaO destaque foi a Hyundai, que conseguiu pela primeira vez quebrar o domínio das quatro montadoras mais antigas do país. A marca sul-coreana apareceu na quarta colocação, tirando o posto que pertencia à Ford até o ano passada. Esta acabou sendo ultrapassada ainda pela Toyota, caindo para a sexta posição.
A diferença entre a Hyundai (4ª) e a Volkswagen (3ª) foi de apenas 1,54% de participação - o HB20, segundo em vendas no país, garantiu a boa performance da empresa sul-coreana.
Maior diversidade de marcas
Em 10 anos, o trio formado por Chevrolet, Fiat e Volkswagen viu sua fatia de mercado diminuir e a das marcas ‘menores’ aumentarem. De 70,12% do ‘bolo’ em 2006, as três agora respondem por 44,26%, considerando apenas automóveis e comerciais leves.
Em contrapartida, as outras marcas pularam de 29,88% para 55,74% no mesmo período. Reflexo, principalmente, da maior diversidade de marcas abocanhando fatias consideráveis de mercado.
Há 10 anos, a Toyota, com 3,8%, era a quem mais se aproximada da Ford, então quarta, com 11,25%. Em 2016, o grupo intermediário é formado por Hyundai (10%), Toyota (9,1%), Ford (9,1%), Renault (7,6%) e Honda (6,2%).
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