A sensação da Volkswagen no Salão de Detroit (EUA) só será lançada em 2025, mas já desperta a curiosidade e, é claro, arranca suspiros dos mais saudosistas. Trata-se de uma releitura do futuro da clássica Kombi, batizada de ID Buzz.
A van é o segundo integrante da família ID, projeto criado pela marca com uma proposta totalmente elétrica e com aplicações de direção autônoma.
O outro modelo é o ID Concept, visto no Salão de Paris em outubro passado, e que também remete à imagem de mais um ícone da marca: o Fusca. Neste caso, a produção está prevista para começar em 2019.
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O ID Buzz remete à ‘Velha Senhora’ já no primeiro olhar. A similaridade está presente, principalmente, nas linhas ‘pão de forma’ (quadradas) do carro e no logotipo redondo estilo ‘focinho’ ao centro da dianteira.
Mas a inspiração à Kombi para aí. O conceito é uma viagem a um futuro bem próximo. A começar pela construção sobre a plataforma MEB, especialmente desenvolvida para veículos elétricos. Ela permite alojar as baterias no assoalho, abrindo espaço para os passageiros.
As medidas são voltadas para o transporte de passageiros com extremo conforto: são 4,94 m de comprimento e 3,3 m de entre-eixos, além de 1,96 m de altura.
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A condução é autônoma, que dispensa o motorista e busca alcançar um trânsito sem acidentes. Para entrar no veículo, nada de maçanetas. Basta passar a mão por debaixo de uma ‘canaleta’ na porta que ela se abre. As laterais são corrediças.
Por dentro, o ambiente é clean, com ausências de botões. Tudo é acionado pelo toque das mãos. O volante está ali caso o alguém deseje assumir o comando da van, desabilitando o modo autônomo. Escamotéavel, o volante fica recolhido no painel quando não utilizado.
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Dois motores elétricos - um em cada eixo – encarregam de impulsionar a ‘Kombi do futuro’. O conjunto produz 374 cv e é capaz levar o modelo de zero a 100 km/h em inimagináveis em 5 segundos para uma van. A velocidade máxima atinge 160 km/h.
Outro fator que impressiona é a autonomia de 434 km, uma marca pouco vista nos carros elétricos de hoje. A tração é integral.
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