A General Motors inaugura nesta terça-feira (22) em Joinville (SC) a nova linha de motores 1.0 turbo e aspirado de três cilindros para a nova geração do Onix e o inédito Onix Plus, fabricados em Gravataí (RS). O sedã já está nas lojas, enquanto o hatch estreia em novembro.
Com investimento de R$ 1,9 bilhão em novas tecnologias e edificações, a unidade catarinense funciona com 90 robôs operando um sistema integrado e inteligente na qual todas as peças são monitoradas pelo seu número serial, permitindo registrar dados importantes de manufatura e qualidade.
Desta forma será possível realizar o rastreamento das peças de qualquer motor em tempo real, entregando mais precisão no processo de fabricação. Com a nova linha, a capacidade produtiva da fábrica passa de 174 mil motores por ano para 410 mil unidades.
"A fábrica de Joinville passa a ser uma das operações de sistemas de propulsão com maior nível de automação no mundo", ressalta Marcos Munhoz, vice-presidente da GM América do Sul.
Muitos processos empregados na unidade da GM possuem nível de automação da indústria 4.0. "Cerca de 20% da nossa frota de empilhadeiras são autônomas e as demais são equipadas com uso eficiente de energia limpa", comenta Luiz Fernando Duccini, gerente geral da fábrica.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião