Ex-líder do segmento de utilitários compactos, o HR-V ganha um trunfo para voltar a brigar pelo topo do ranking. A linha 2020, que chega às lojas em junho, terá como principal novidade a volta da versão Touring, desta vez equipada com o motor 1.5 turbo, de 173 cv.
A opção será a topo de linha do modelo, ao preço de R$ 139,9 mil, enquanto a de entrada 1.8 LX partirá de R$ 94,4 mil. O câmbio é sempre o automático do tipo CVT, simulando 7 marchas.
A oferta do turbo no HR-V é uma resposta da Honda à nova tendência entre os SUVs que brigam pela preferência do consumidor pelo propulsor sobrealimentado.
O recém-lançado Volkswagen T-Cross está disponível somente com as opções 1.0 turbo e 1.4 turbo, enquanto o Jeep Renegade, atual campeão de vendas da categoria, estreará em breve o 1.0 turbo no lugar do 1.8 flex.
Da turma de cima, somente Nissan Kicks e Hyundai Creta continuarão com usinas aspiradas. Já do pessoal que está mais atrás no ranking, o turbo empurra Chevrolet Tracker, Citroën C4 Cactus, Peugeot 2008 e Caoa Chery Tiggo 5X.
O HR-V 1.5 Touring empresta a mesma mecânica do Civic. O motor de 173 cv a 5.500 rpm e 22,4 kgfm de torque, disponível a 1.700 rpm, é abastecido só com gasolina.
A decisão da Honda em não partir para o turboflex, como os concorrentes, se daria pela baixa demanda, que não justificaria o investimento. As demais versões permanecem com a motorização 1.8 flex, de 139 cv e 17,4 kgfm.
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Para receber o propulsor mais forte, o SUV recebeu saída dupla de escape e ajuste na suspensão e na direção para deixar o veículo mais adequado ao novo desempenho.
O compacto também ganhou mais equipamentos na linha 2020. Como diferencial, a Touring virá com teto solar panorâmico, interior bicolor, partida por botão e faróis principais e de neblina full led.
Do pacote de tecnologia e segurança Honda Sensing, que equipa o HR-V na Europa - onde é chamado de Sport, e não Touring -, veio apenas o sistema Lane Watch. Ele usa uma câmera no retrovisor externo direito, que transmite a imagem para a central multimídia quando a seta é acionada, eliminado o ponto cego na lateral.
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Para o restante da linha, as novidades são a câmera de ré integrada ao multimídia de 5" na versão de entrada LX; a central multimídia de 7" foi incorporada pela intermediária EX, antes restrita à EXL; e esta ganha sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, e nova grade frontal com acabamento em preto brilhante.
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Preços e versões do HR-V 2020
HR-V LX 1.8 CVT
R$ 94.400
- Direção elétrica, ar-condicionado manual, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, central multimídia de 5", câmera de ré, volante multifuncional, controle de cruzeiro, rodas de liga leve de 17", vidros e travas elétricas, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, freio de estacionamento eletrônico, Isofix, retrovisores elétricos, lanternas em led, luz diurna em led, computador de bordo e acabamento em couro no console central.
HR-V EX 1.8 CVT
R$ 101.700
- + ar-condicionado digital controlado por tela touchscreen, central multimídia de 7" com conexão Android Auto e Apple CarPlay, volante em couro, faróis de neblina, retrovisores na cor do veículo e console central com acabamento superior em preto brilhante.
HR-V EXL 1.8 CVT
R$ 111.900
- + faróis com acendimento automático, retrovisores com rebatimento elétrico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, grade frontal com acabamento preto brilhante e bancos em couro.
HR-V Touring 1.5 Turbo CVT
R$ 139.900
- + faróis full led, teto solar panorâmico, antena em formato barbatana, partida por botão, chave presencial, sensor de chuva, retrovisor fotocrômico automático, central multimídia de 7" com GPS integrado e sistema Lane Watch (câmera no retrovisor direito que transmite a imagem para a central multimídia).
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