• Carregando...
Foto: Kia Motors/ Divulgação
Foto: Kia Motors/ Divulgação| Foto:

A Kia Motors lança no Brasil a quarta geração do Cerato. O sedã chega às lojas no início de outubro ao preço de R$ 94.990 (EX) e R$ 104.990 (SX).

Totalmente reformulado, o modelo passa a ser equipado com o novo motor 2.0 flex, que substitui o antigo 1.6.

O câmbio é automático de seis velocidades com seletor para quatro modos diferentes de condução.

O novo Cerato ganhou muito em sofisticação e tecnologia, além de aumentar nas dimensões, evolução que deixa a marca sul-coreana otimista para posicionar a novidade ao lado dos líderes de vendas entre os médios Toyota Corolla e Honda Civic, além de Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta, seus rivais mais diretos.

Fabricado no México, o três volumes exibe um desenho mais agressivo, de olho também no consumidor com idade abaixo dos 40 anos.

“É um carro completamente novo em design, motorização e tecnologia. Com todas as novidades e aprimoramentos, temos a convicção de que vamos surpreender o mercado brasileiro, em um dos segmentos mais competitivos como o de sedãs”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.

Principais itens de série:

  • luz diurna em led;
  • acendimento automático dos faróis;
  • sistema multimídia com tela flutuante de 8”, conexão Android Auto e do Apple CarPlay;
  • quatro modos de condução ( Comfort, Economy, Smart e Sport);
  • controles de estabilidade e de tração;
  • volante e alavanca do câmbio revestidos de couro;
  • retrovisor interno antiofuscante;
  • volante multifuncional, com ajuste de altura e profundidade;
  • sensor de pressão dos pneus;
  • piloto automático;
  • rodas de liga aro 16;
  • faróis de neblina;
  • Isofix para cadeira infantil;
  • destravamento das portas em caso de colisão.

A topo de linha SX acrescenta:

  • direção elétrica;
  • chave presencial (abre e fecha as portas com a chave no bolso), com partida por botão e abertura do porta-malas à distância;
  • seis airbags (frontais, laterais e de cortina);
  • ar-condicionado digital de duas zonas com saída para o banco traseiro;
  • câmera de ré;
  • assistente de partida em rampas;
  • bancos de couro;
  • bancos dianteiros com aquecimento;
  • painel com revestimento soft touch
  • retrovisores externos com rebatimento elétrico, aquecimento e setas integradas;
  • borboletas atrás do volante para troca manual de marchas;
  • pedais, apoio de pé e maçanetas internas em aço escovado ;
  • lanternas traseiras em led.

Motor mais potente

Uma das grandes novidades está debaixo do capô. O novo Cerato trocou o motor 1.6, de 128 cv e 16,5 kgfm, compartilhado com o Hyundai HB20, pelo novíssimo 2.0 16V aspirado, de 4 cilindros.

Combinado com a transmissão automática de seis marchas, o motor entrega 167/ 157 cv e 20,6/ 19,2 kgfm de torque (etanol/ gasolina) com sistema de partida a frio por aquecimento dos injetores.

No teste de consumo do Inmetro, o Cerato obteve média de 9,9 km/l na gasolina e 7,8 km/l no etanol.

A Gazeta do Povo realizou um test drive numa pista fechada durante a apresentação do carro à imprensa automotiva. E foi possível perceber que o Cerato está bem mais esperto com a nova motorização.

Só as trocas de marcha que ainda são um pouco lentas, mas o propulsor 2.0 responde bem ao pisar no acelerador.

A suspensão também se comporta muito bem nas curvas, transmitindo muita segurança ao motorista.

Maior porta-malas

O Cerato cresceu em relação à geração anterior. Está 8 centímetros mais comprido (4,64 m) e cm mais largo (1,80 m). A distância entre os eixos é de 2,70 m e a largura, 1,44 m.

Com isso, o espaço interno ficou mais generoso e o porta-malas se transformou no maior da categoria, com 520 litros.

Visual inspirado no Stinger GT

A Kia decidiu colocar uma pitada de esportividade no Cerato, com a adoção de detalhes inspirados no sedã superesportivo Stinger GT.

A dianteira tem aberturas superdimensionadas e faróis que se projetam pelas laterais. A grade “nariz de tigre” foi redesenhada e agora vem com acabamentos cromados no exterior.

No pacote ainda estão a antena tipo tubarão, faróis de neblina com lentes de projeção, capô alongado e saída de escapamento esportiva cromada.

Kia Stinger GT, apresentado no Salão de São Paulo de 2018. Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
Kia Stinger GT, apresentado no Salão de São Paulo de 2018. Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo

Vendas e garantia

A Kia Motors espera fechar 2019 vendendo 1.150 unidades do novo Cerato - o modelo antigo já não está mais disponível em estoque nas concessionárias.

“Nossa expectativa é de vendermos uma média de 350 unidades por mês”, revelou Gandini.

A Kia oferece garantia de cinco anos ou 100 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro, para o novo Cerato. São 78 concessionárias Kia no Brasil e a ideia do grupo é expandir este número.

“Estamos estudando esta possibilidade sim, mas vamos com muito pé no chão”, finalizou Gandini.

*O jornalista viajou a convite da Kia Motors

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]