Honda Civic foi o vencedor da eleição ‘Carro do Ano 2017’, promovida pela publicação Auto Esporte. A 10.ª geração do sedã, recém-lançada no Brasil, desbancou na final os novos Chevrolet Cruze, Nissan Kicks, Jeep Compass e Fiat Mobi.
O modelo repete o título conquistado este ano também nos Estados Unidos. O carro abocanhou ainda o prêmio de ‘Motor do Ano Abaixo de 2.0’, com o inédito 1.5 turbo, de 173 cv, que equipa a versão Touring.
“Esse prêmio é mais do que especial. É o primeiro motor turbo que comercializamos no mercado brasileiro”, afirmou Roberto Akiyama, vice-presidente da Honda da América do Sul. Já o presidente, Issao Mizoguchi, foi condecorado com o título de ‘Executivo do Ano’.
LEIA TAMBÉM: Curitiba é palco de encontro nacional de V-Rod, a versão rebelde da Harley-Davidson
Na categoria ‘Carro Premium do Ano’, a conquista foi da nova geração do Audi A4, que superou Toyota Prius, Jaguar XF, BMW Série 7 e Volkswagen Passat. De quebra, o sedã alemão faturou a categoria ‘Motor Acima de 2.0’, com o 2.0 TFSI, de 190 cv.
No segmento de picapes, a Fiat Toro levou a melhor sobre Toyota Hilux e Mitsubishi L200. As novas Chevrolet S10 e Ford Ranger não entraram na votação, por não apresentar um pacote significativo de mudanças.
A premiação anual, a mais antiga e prestigiada da indústria automotiva, considera somente lançamentos e novidades que chegaram ao mercado nos últimos 12 meses.
Fizeram parte da lista de qualificados os modelos que mudaram de geração ou que apresentaram projeto inédito (nova plataforma, por exemplo), o que excluía reestilizações ou alterações mecânicas.
Critérios
Os critérios avaliados foram dez: motor e câmbio; desempenho e consumo; comportamento dinâmico (direção, freios, estabilidade...); inovação tecnológica; segurança; estilo; acabamento (padrão dos materiais e cuidados na montagem final); conforto e conveniência; adequação ao mercado (lançamento oportuno e inovação no segmento); e custo/benefício.
LEIA TAMBÉM: Honda aposta no Civic Sport para fisgar o motorista mais descolado
A votação é feita por um juri composto por 29 profissionais de comunicação especializados no setor automotivo de todo o país - a Gazeta do Povo participou da escolha. Na eleição dos carros, a pontuação máxima possível era de 1.800, a da picapes, 1.900 e a dos motores, 600.
CARRO DO ANO
Total de 1.800 pontos
CARRO PREMIUM DO ANO
Total de 1.800 pontos
PICAPE DO ANO
Total de 1.900 pontos
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Moraes pede manifestação da PGR sobre passaporte de Bolsonaro; assista ao Sem Rodeios
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Governo do Tocantins vive crise política deflagrada após investigações da Polícia Civil
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião