Diz a expressão popular que em "time que está ganhando não se mexe". Para a Chevrolet, essa máxima não se aplica. A marca lança a nova geração do Onix logo após o modelo registrar em agosto o recorde em vendas desde o seu lançamento em 2012.
Foram 22.396 unidades negociadas, bem mais que a soma do segundo e terceiro colocados - Ford Ka (9.140) e Hyundai HB20 (8.187).
O modelo é o líder de emplacamentos há quase cinco anos. E com sobras. "Se fosse uma montadora, o Onix sozinho seria a quarta força em vendas. Ficaria atrás apenas da própria GM, além de Volkswagen e Fiat, e à frente de outras grandes como Renault, Ford, Toyota e Hyundai", ressaltou Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul, durante o lançamento da novidade na última quinta-feira (12).
A segunda geração do modelo chega com muitas novidades para ampliar ainda mais essa distância frente à concorrência.
Alguns itens são inéditos no segmento de veículos compactos e só disponíveis em categorias superiores, o que faz elevar o patamar dos carros compactos.
É o caso do sistema automático de estacionamento, alerta de ponto cego, abertura e fechamento das portas sem chave, partida por botão, seis airbags, lanternas em led, entre outros.
Há ainda a inédita conectividade 4G a bordo, por meio de um wi-fi nativo no carro. Os passageiros poderão navegar pela internet durante o trajeto. Segundo a Chevrolet, o nível do sinal é 12 mais estável que nos smartphones, o que permite manter-se conectado mesmo em locais onde a perda do sinal é constante, como rodovias.
Mas o principal trunfo está debaixo do capô. O novo Onix agora é empurrado pelo motor 1.0 turboflex, com três cilindros, que rende 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Ele equipe as versões mais completas e pode vir associado aos câmbios manual e automático de seis velocidades.
Há ainda o novo 1.0 flex aspirado, também tricilíndrico, de 82 cv e 10,6 kgfm, destinado às configurações básicas e sempre com a transmissão manual.
Para não dar refresco aos rivais, especialmente ao Hyundai HB20 que também ganhará uma atualização e um novo motor turbo, a Chevrolet decidiu manter os mesmos preços da geração anterior nas configurações de acesso de cada versão.
As opções de entrada Joy serão mantidas no catálogo, agora com o visual da reestilização feita em 2016.
O Onix desembarca agora nas lojas primeiro na carroceria sedã, que adotou o nome Onix Plus no lugar do Prisma. O hatch só estreia em novembro, afinal, a procura pela atual geração ainda impressiona.
A Chevrolet deixou claro que pretende surfar também na categorias de carros compactos com apelo "premium", não só pelo nível de equipamentos que dispõe, mas também por ter crescido no tamanho com a adoção da plataforma GEM - nova arquitetura global da marca.
No caso do sedã, são 2,60 m de entre-eixos ou 8 cm a mais que o antecessor, o que significa mais espaço aos ocupantes. O comprimento saltou de 4,28 m para 4,47 m. Como chega só no fim do ano, as dimensões do hatch não foram divulgadas.
Isso significa que o leque de concorrência do Onix Plus passa a incluir Volkswagen Virtus, Toyota Yaris Sedan, Honda City e Fiat Cronos, além dos "antigos" rivais Ford Ka Sedan e Hyundai HB20S, entre outros.
Confira a seguir os preços e o pacote de itens de série que cada versão da segunda geração do Onix oferece:
SEDÃ
Onix Plus 1.0 Turbo
R$ 54.990
- Direção elétrica; volante multifuncional; ar-condicionado; sistema de som com entrada dupla de USB na frente e atrás; chave tipo canivete; computador de bordo; controlador de limite de velocidade; vidros (com um toque e antiesmagamento) e travas elétricos; banco traseiro bipartido e rebatível; para-choques pintados na cor do veículo; e rodas em aço aro 15 com calotas integrais.
- Seis airbags; controles de estabilidade e tração; regulagem de altura dos faróis; sistema de fixação de cadeirinhas infantis Isofix e Top Tether; monitoramento de pressão dos pneus; e assistente de partida em rampas.
Onix Plus 1.0 Turbo
R$ 57.190 (pacote 1)
Acrescenta:
- Abertura da porta e partida do motor sem chave
- Acendimento automático dos faróis
- Câmera de ré
- Carregador de celular wireless
Onix Plus 1.0 Turbo
R$ 58.025 (pacote 2)
Acrescenta:
- OnStar (auxílio em casos de emergência e roubos, assistência 24 horas por dia, entre outros)
- Internet 4G (wi-fi nativo)
Onix Plus 1.0 Turbo
R$ 58.990 (pacote 3)
Acrescenta:
- Faróis de neblina
- Rodas de liga aro 15
Onix Plus 1.0 Turbo AT
R$ 58.790
+ transmissão automática com opção de troca de marchas por seletor na alavanca de câmbio.
Onix Plus 1.0 LT Turbo
R$ 61.190
- + faróis de neblina; sensor de ré; retrovisores elétricos; rodas de liga aro 15; central multimídia MyLink de 7" e conexão Android Auto e Apple CarPlay; wi-fi com internet 4G a bordo de alto velocidade; tecnologia On Star; volante com ajuste de altura e profundidade; indicador de troca de marchas; banco do motorista com regulagem de altura; grade cromada; adesivos escuros nas colunas.
Onix Plus 1.0 LT Turbo AT
R$ 66.490
- + transmissão automática com opção de troca de marchas por seletor na alavanca de câmbio e controlador de velocidade cruzeiro.
Onix Plus 1.0 LTZ Turbo
R$ 65.790
- abertura da porta e partida do motor sem chave (por botão); acendimento automático dos faróis; câmera de ré; carregador sem fio para o celular (indução); e indicador de troca de marchas.
Onix Plus 1.0 LTZ Turbo AT
R$ 70.990
+ transmissão automática com opção de troca de marchas por seletor na alavanca de câmbio e controlador de velocidade cruzeiro.
Onix Plus 1.0 Premier Turbo AT
R$ 73.190
+ rodas de liga aro 16; farol tipo projetor; luz diurna e lanternas em led; e bancos híbridos (tecido e couro).
Onix Plus 1.0 Premier Turbo AT
R$ 76.190 (pacote Premier 2)
- Alerta de ponto cego
- Ar-condicionado digital
- Assistente de estacionamento automático
- Banco com revestimento premium
- Interior na cor preto/ creme
Onix Plus 1.0 Premier Turbo AT
R$ 76.190 (pacote Premier 3)
Acrescenta:
- Interior na cor preto/ cinza
HATCH
Mesmos itens do sedã, de acordo com as versões. O carro só chega em novembro.
Onix 1.0
R$ 48.490 (manual)
Onix 1.0 LT
R$ 51.590 (manual)
Onix 1.0 Turbo
R$ 55.590 (automático)
Onix 1.0 LT Turbo
R$ 57.590 (manual)
R$ 62.890 (automático)
Onix 1.0 LTZ Turbo
R$ 60.990 (manual)
R$ 66.290 (automático)
Onix 1.0 Premier Turbo
R$ 69.990
**O jornalista viajou a convite da Chevrolet
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião