A reestilização de Sandero e Logan já tem data marcada para estrear no Brasil: julho. A informação foi divulgada pelo site Quatro Rodas.
Além da atualização visual, os modelos adotarão a nomenclatura já usada por Kwid e Captur. A versão de entrada Authentique passará a se chamar Life; a Zen entra no lugar da Expression; e a topo de linha será a Intense, em vez da Dynamique.
A dupla também receberá o câmbio automático do tipo CVT para a motorização 1.6, conjunto já usado por Duster e Captur.
Consultamos a montadora sobre a informação do site em relação ao lançamento em julho e a resposta foi de que "ainda não há uma data definida".
Caso se confirme, ocorrerá poucos meses após a Renault lançar a dupla como linha 2020, sem a renovação visual e somente com a atualização na central multimídia - agora com conexão Apple Car Play e Android Auto. Ou seja, os modelos terão duas linhas 2020 neste ano.
De qualquer forma a novidade virá no segundo semestre, aposentando a atual linha. A Renault até já baixou os preços de tabela dos compactos em até R$ 7,6 mil - outros carros da marca também tiveram reduções que alcançam a R$ 14 mil.
Talvez não seja o suficiente para evitar a chiadeira de clientes que compraram o veículo zero km e verão ele ficar 'ultrapassado' na virada do semestre com a vinda da atualização.
>> Renault lança o uso compartilhado do elétrico Zoe; 15 minutos a R$ 6
Esse tipo de prática não é comum, mas acontece. A Ford fez isso com a reestilização da terceira geração do Focus, que estreou em agosto de 2015. À época, a marca concedeu 15% de desconto na troca do 'antigo' pelo novo.
A Volkswagen também renovou a terceira geração de Gol e Voyage em julho de 2012, logo depois de colocar nas lojas a linha 2013 sem as alterações.
O que muda no visual?
As imagens que ilustram essa matéria são esboços do desenho industrial encaminhado pela Renault ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), responsável pelos registros de marcas e patentes.
E eles revelam que a atualização de Sandero e Logan será sutil. A frente ganhará novos para-choques, faróis com elementos internos redesenhados e grade com filetes cromados.
Na traseira a mudança será mais radical no Sandero, com um novo formato das lanternas que lembram às do Fiat Argo. Serão bipartidas e invadirão a tampa do porta-malas. Já no Logan, as lanternas receberão novos elementos internos.
A versão Stepway do hatch seguirá com o apelo aventureiro da suspensão elevada, caixas de roda e rack no teto. A novidade é que esta configuração deve chegar ao Logan também, como já acontece no mercado da Rússia.
>> VW lançará carro inédito abaixo do T-Cross: “nem parece um Volkswagen”
A expectativa é de que o interior seja renovado, melhorando o visual espartano e melhorando o material plástico usado no painel e também nos revestimentos de portas.
Os modelos vão incorporar equipamentos, como controle de estabilidade, hoje oferecido apenas na versão esportiva R.S. (as com câmbio automatizado Easy´R, descontinuado, também tinham) e airbags laterais.
Os motores permanecem o 1.0 SCe, de 82/79 cv, e o 1.6 SCe, de 120/118 cv. O 2.0, de 150 cv, continua exclusivo do esportivo Sandero RS.
>> Crash test: os 10 carros campeões em segurança vendidos no Brasil
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
“Vamos falar quando tudo acabar” diz Tomás Paiva sobre operação “Contragolpe”
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião