A tão falada invasão chinesa ao mercado brasileiro, por enquanto, deu-se apenas no número de marcas. A participação nas vendas ainda é irrisória, mesmo oferecendo carros mais equipados e com preços inferiores aos dos modelos produzidos por aqui. Apesar do custo-benefício interessante, os veículos made in China ainda estão longe de cair no gosto do consumidor, seja pela desconfiança em relação à qualidade do produto, quanto pela manutenção e pós-venda.
Mas o Salão do Automóvel de São Paulo deste ano mostra que as chinesas pretendem mudar esse cenário. Chery, JAC Motors, Lifan e Geely exibem novos modelos, alguns com visual mais antenado ao mercado global, e investem em fábrica no país a Chery em Jacareí (SP) e a JAC Motors em Camaçari (BA). Tudo para aumentar as suas participações no mercado. Enquanto as novidades do salão ainda não chegam, confiram quais foram os dez modelos chineses mais comercializados no Brasil em 2014 (de janeiro a outubro), de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Ranking oriental
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião