Um dos cuidados com o pneu que merecem atenção é a calibragem correta. Se o motorista trafegar com a pressão insuficiente pode ocorrer um superaquecimento devido ao excesso de flexões, o que prejudica a estrutura, gerando um desgaste mais acelerado nas extremidades e até mesmo de detalonamento do mesmo (quando o pneu se desprende da roda). Além disso, o pneu ‘murcho’ torna a direção do veículo mais pesada.
De acordo com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli, Roberto Falkenstein, a calibragem incorreta também aumenta o consumo de combustível. “Rodar com pressão 30% inferior àquela recomendada pelo fabricante do veículo eleva o consumo de combustível em até 2,5%, em decorrência da maior resistência à rodagem”.
Por outro lado, trafegar com excesso de pressão também traz problemas. “Quando o pneu está mais duro pode perder a aderência (e comprometer a estabilidade do carro em curvas), pois ele se apoia mais na parte central da banda de rodagem e as laterais perdem contato com a pista. Assim, ele também fica mais suscetível para a ocorrência de furos”, completa. O máximo aceitável é 2 a 3 libras acima do recomendado pela montadora
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