Chega ao mercado, no final de maio, o “Versos de Minas”, novo produto da Cruzília. Eleito “Produto Inovador” no 45º Concurso Nacional de Queijos Instituto Cândido Tostes - ILCT e EPAMIG (Juiz de Fora/MG 2022), o laticínio é uma combinação de queijo azul com café, duas tradições do estado de Minas Gerais.
“Queremos fazer parte de momentos especiais dos consumidores. Por isso, trabalhamos por três anos no desenvolvimento do Versos de Minas, até chegarmos a uma formulação verdadeiramente única”, explica Edson Martins, CEO da UltraCheese, plataforma de queijos e cremes responsável pela gestão da Cruzília.
O Versos de Minas tem maturação de 60 dias, e será disponibilizado em edição limitada nas versões forma e fração. O queijo azul, feito com o mofo Penicillium Roqueforti, é uma das especialidades da marca. “Utilizamos o leite do melhor terroir do Brasil para a produção de queijos finos, a região da Serra da Mantiqueira, que proporciona leite com teor de gordura mais alto. A adição do café se dá logo no início do processo, conferindo um sabor surpreendente”, destaca Martins.
Flavia Rogoski, sócia diretora da Bon Vivant, esteve no evento de lançamento do produto no supermercado Festval, em Curitiba. Segundo ela, o queijo Versos de Minas tem uma untuosidade marcante, o que ajuda a derreter rapidamente no paladar e, apesar de um pouco salgado, combina com uma preparação à base de proteína. “Mas é um queijo que imagino de difícil harmonização com vinhos”, observa.
O produto será comercializado inicialmente com exclusividade em uma parceria da Cruzília com algumas redes de supermercados de São Paulo, Curitiba e litoral de Santa Catarina.