Dados do projeto setorial de fomento às exportações Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), em parceria com a ApexBrasil, de janeiro a agosto de 2022, as exportações de massas atingiu USD 13,3 milhões, aumento de 9% em relação a 2021.
O macarrão está presente em 99,5% dos lares brasileiros e, de acordo com o estudo, este ano foram consumidas 8,2 mil toneladas do produto, o dobro do patamar alcançado no mesmo período em 2019.
Principais destinos
Entre os países que mais importam o produto brasileiro está os Estados Unidos, com U$2,3 milhões e 128% de crescimento frente ao mesmo período de 2021 (2 mil toneladas e 117% de aumento em volume).
Destinos como o Caribe também chamam a atenção. A República Dominicana foi o principal comprador da região com 150 toneladas e as Ilhas São Bartolomeu, compraram pela primeira vez as massas brasileiras, somando cerca de 130 toneladas de importações, o principal destino em valor para a região atingindo pouco mais de U$300 mil.
Segundo Rodrigo Iglesias, diretor internacional da ABIMAPI, a pandemia impulsionou as vendas internacionais mediante a diversidade e versatilidade, além da praticidade oferecida na oferta exportada brasileira. “O Brasil tem encontrado mais espaço para apresentar diferentes formas e momentos de consumo introduzindo o alimento cada vez mais no dia a dia de consumidores fora do país”, explica Rodrigo.