O vinho Ponta dos Ganchos é exclusividade do resort de mesmo nome. A bebida é produzida pela Fattoria Lavaccio, em Toscana, na Itália, e é um supertoscano orgânico. Segundo Germán Bergondo, head sommelier do hotel, o vinho é uma mescla de Merlot (60%) e Syrah (40%). Após a colheita dos vinhedos, no final de setembro, a vinificação começa com um desengace suave das uvas. A fermentação e a maceração acontecem com temperatura controlada, em barricas de carvalho francês, durante 25 dias. O amadurecimento da mescla acontece após 12 meses nas barricas.
“Passado esse período colocou-se o assamblage numa barrica francesa nova para envelhecer por 24 meses. Depois dessa fase foi engarrafado e finalizado com um processo de afinamento de mais 18 meses. Da safra de 2016, recebemos 1000 garrafas exclusivas”, conta Bergondo. Sobre os atributos do vinho Ponta dos Ganchos, o sommelier destaca o tom de ameixa profundo, a textura aveludada e os aromas frescos e concentrados de frutas vermelhas e pretas maduras, tabaco e pimentas.
Em comemoração ao aniversário de 20 anos de hotel, a carta de vinhos também foi ampliada. 180 garrafas de Barollo (DOC), da safra 2011, foram incluídas. O vinho é composto 100% por uvas nebbiolo, naturais da região de Piemonte, na Itália.
Conforme afirma Fernanda Makhoul, diretora de marketing e vendas do Ponta dos Ganchos, a produção própria de vinhos e, também de cachaças, é artesanal e, por isso mesmo, pequena. “A ideia de ter uma produção própria de cachaças e vinhos vem de encontro ao desejo de proporcionar experiências e degustações que só podem ser encontradas aqui na Ponta dos Ganchos", explica.