Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Mãos de pessoa negra digitando em um notebook.
Icode auxilia empreendedor a saber qual seu perfil de gestão e negócio.| Foto: Daniel Thomas/Unsplash

Entre os vários desafios que empreender envolve, o de descobrir qual é o perfil de negócios ideal é um dos pontos mais desafiadores. Nem sempre, apenas a identificação com a área (como gostar de cozinhar, por exemplo) é o suficiente para dar certo.

Para ajudar nessa busca, o Sebrae/PR colocou no ar o Icode (Identificação do Comportamento para Orientação ao Desenvolvimento Empreendedor), uma ferramenta digital que identifica esses perfis e mostra ao empreendedor seus pontos fortes e fracos, além das estratégias de gestão que podem ser utilizadas para resolução de problemas.

A ferramenta, gratuita, consiste em um questionário online detalhado; com as respostas, o sistema cruza o resultado de perfil com o do tipo de negócio. Com isso, chega a quatro tipos de perfil empreendedor: o aventureiro (que coloca a mão na massa mesmo em meio a desafios) , pragmático (de pensamento rápido e abordagem lógica), prudente (que prefere não dar passo maior do que a perna), ou visionário (pessoas que apostam em ideias totalmente novas).

No Icode, o empreendedor consegue visualizar ainda o resultado do tipo de negócio, que varia entre desbravador (que busca oportunidade muito baseado no retorno financeiro), receptivo (aberto a mudanças e novas ideias) ou convicto (que utiliza estratégias que já são sucesso no mercado e que transmitem estabilidade para o consumidor).

Além do autoconhecimento, o que permite tomar decisões mais assertivas e reconhecer o estilo de gestão, o Icode também traz questões que auxiliam em questões do dia a dia, como redução de custos, crescimento em curto e longo prazo e aumento de lucro.

A plataforma Icode pode ser acessada gratuitamente.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]