
Ouça este conteúdo
Em 13 de junho celebra-se o Dia de Santo Antônio, conhecido como Santo Casamenteiro. Embora celebrada por muitos, a data não é considerada feriado nacional no Brasil.
No entanto, algumas cidades decretam ponto facultativo ou até folga devido ao santo ser padroeiro da região, como Campo Grande (MS), Juiz de Fora (MG), Nova Iguaçu (RJ) e Caravelas (BA).
VEJA TAMBÉM:
Quem foi Santo Antônio?
Fernando Antônio de Bulhões nasceu em Lisboa, Portugal, em 1195 – ele é, inclusive, o padroeiro do local. De acordo com o site Vatican News, ele se tornou “Doutor da Igreja” em 1946, quando o Papa Pio XII fez a proclamação.
Considerado um santo milagroso pelos católicos, há registro de mais de 53 obras de fé atribuídas à sua intercessão divina, mas nenhuma voltada ao casamento.
Sua fama de "casamenteiro” se deu pelo fato de ser uma personalidade que ajudava as mulheres a se casarem, especialmente quando havia falta de dotes na época. Assim, sua genuína simpatia o tornou adorado por muitos casais.

Ele também é conhecido como Santo Antônio de Lisboa por ter nascido no local, além de Santo Antônio de Pádua, por conta de sua morte registrada em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231.
Quais tradições marcam o dia de Santo Antônio?
Por ser o santo casamenteiro, o Dia dos Namorados no Brasil tem uma forte tradição ligada a ele. Idealizado por João Doria, o dia 12 de junho é considerado um dia para celebrar o amor e os casais por anteceder o Dia de Santo Antônio - sem contar a data estratégica comercialmente.
Já as principais festas são as quermesses, fogueiras e casamentos juninos. As comidas típicas brasileiras também fazem parte das comemorações, como: paçoca, pé-de-moleque, canjica, arroz doce e quentão.
5 milagres realizados por Santo Antônio
Considerado um dos santos mais rápidos a ser canonizado – cerca de um ano após sua morte, ele junta um total de 53 milagres conhecidos, envolvendo os mais diversos cenários.
Alguns deles são:
O milagre da bilocação
Enquanto proclamava um sermão no Domingo de Páscoa, ele se lembrou que deveria estar em outro local: entoando Aleluia na Missa do Convento Franciscano.
O milagre foi que Santo Antônio, mesmo sem estar presente de fato, foi visto simultaneamente no Coro do Convento. O site brasileiro oficial sobre notícias do Vaticano alega que o fato foi visto por muitos fiéis.
Controle sobre o clima
Em meio a um sermão ao ar-livre em Limoges, na França, o clima fechou. Uma tempestade começou a se formar, mas ele seguiu em frente em sua pregação.
Ao finalizar, as pessoas ficaram surpresas ao notar que havia chovido forte na cidade, mas o local em que estavam permaneceu seco.
O jumento se curva diante da Eucaristia
Enquanto falava sobre a Eucaristia em uma de suas pregações, Santo Antônio ouviu de um homem que ele só acreditaria no sacramento central da Igreja se um de seus jumentos se ajoelhasse. O frade marcou um dia para se encontrar com o sujeito, alegando que mostraria o que lhe foi desafiado.
O animal ficou três dias sem comer e, ao se deparar com a Hóstia Consagrada, recusou a comida oferecida e se ajoelhou diante símbolo da Igreja Católica.
Em quais cidades é feriado em 13 de junho?
É feriado ou ponto facultativo nas cidades brasileiras citadas abaixo:
- Barbalha (CE);
- Caruaru (PE);
- Campo Grande (MS);
- Batayporã (MS);
- Osasco (SP);
- Piracicaba (SP);
- Americana (SP);
- Duque de Caxias (RJ);
- Nova Iguaçu (RJ);
- Teresópolis (RJ);
- Volta Redonda (RJ);
- Juiz de Fora (MG);
- Governador Valadares (MG);
- Campanha (MG);
- Diamantina (MG);
- Caravelas (BA);
- Alagoinhas (BA);
- Jequié (BA);
- Ruy Barbosa (BA);
- Garanhuns (PE);
- Campo Maior (PI);
- Borba (AM);
- Propriá (SE);
- Zé Doca (MA).




