Após 171 dias fechado em decorrência dos prejuízos causados pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a receber voos comerciais. O primeiro pouso foi de um avião da Azul, procedente de Campinas, às 8h03 desta segunda-feira (21), transportando 174 passageiros e seis tripulantes.
Neste primeiro dia da retomada, estão previstas 71 operações de pousos e decolagens da Azul, Gol e Latam. Entre origens e destinos estão, além de Campinas, São Paulo (Congonhas), Guarulhos, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro (Galeão). Em novembro, serão 122 movimentos por dia, incluindo outras rotas, como Curitiba. Os voos internacionais voltarão a operar em dezembro.
Aeroporto de Porto Alegre deve voltar a operar sem restrições no mês de dezembro.
A retomada ocorre de forma parcial. A pista do aeroporto, que ficou 75% submersa pela água em maio, está funcionando com apenas 1.730 metros de comprimento. Os 1,3 mil metros restantes seguem em obras de reparo e têm previsão de estarem disponíveis em 16 de dezembro, quando o aeroporto Salgado Filho voltará a operar sem restrições.
"Os últimos meses foram desafiadores, mas a dedicação da nossa equipe e a parceria de fornecedores de confiança fizeram com que pudéssemos reabilitar nossa infraestrutura dentro do prazo estimado", comemorou a diretora-executiva da Fraport Brasil, Andreea Pal.
Durante o período de fechamento, parte dos voos foi direcionada para a Base Aérea de Canoas, a 10 quilômetros do aeroporto de Porto Alegre. As companhias aéreas também ampliaram frequências para outras cidades do estado, como Caxias do Sul, na tentativa de minimizar os efeitos na malha aérea.
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
“Vamos falar quando tudo acabar” diz Tomás Paiva sobre operação “Contragolpe”
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião