• Carregando...
Balneário Camboriú está entre as cidades que registraram alagamentos em decorrência de fortes chuvas
Principais avenidas de Balneário Camboriú estão interditadas após chuva que totalizou quase 200 mm.| Foto: Yasmin Rocha/Prefeitura de Balneário Camboriú

Principais destinos turísticos de Santa Catarina, Balneário Camboriú e Florianópolis decretaram estado de emergência por causa das fortes chuvas que atingiram o litoral do estado nesta quinta-feira (16). A Defesa Civil confirmou que mais oito cidades catarinenses estão em estado de emergência pelos alagamentos: Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas, Biguaçu, Porto Belo, Ilhota, São José e Palhoça.

Segundo informações da prefeitura de Balneário Camboriú, a cidade registrou 197,8 mm de chuva em 24 horas, sendo que a média esperada para todo o mês de janeiro era de 215 mm. As principais avenidas da cidade turística estão interditadas. Para atender a população atingida, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família abriu três abrigos emergenciais nos bairros Ariribá, Municípios e Barra.

A prefeita Juliana Pavan (PSD) informou que o município está em "alerta roxo" para deslizamentos com o monitoramento de 42 áreas de risco. “Infelizmente, o estoque de material da nossa Defesa Civil estava zerado, situação que não constava no relatório de transição. Sendo assim, toda ajuda é bem-vinda. Precisamos de doação de lonas, telhas, água, alimentos, cobertores e ração para animais”, disse a prefeita eleita nas eleições de 2024.

Em Florianópolis, os alagamentos afetaram as regiões norte, leste e sul da capital, que registrou casos mais severos no norte e no sul da ilha, onde a combinação de maré e chuvas intensas causou transtornos, inclusive nos hospitais da região. A SC-401, uma das principais vias de acesso à capital, ficou bloqueada por mais de 15 horas, causando congestionamentos de até 16 quilômetros.

Os maiores acumulados de chuva foram registrados em Biguaçu, 391mm; Florianópolis, 344mm; e Tijucas, 325mm. A Defesa Civil contabiliza cerca de 781 pessoas desabrigadas e 104 desalojadas no estado. 

Na Grande Florianópolis, Governador Celso Ramos foi um dos municípios mais atingidos, com 16 bairros comprometidos. A Defesa Civil local informou que parte da estrutura do Quartel do Corpo de Bombeiros foi danificada, dificultando o atendimento na região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]