O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de cólera no Brasil depois de um período de 18 anos sem o registro da doença. O paciente é um idoso de 60 anos que contraiu cólera em Salvador (BA) sem ter viajado para outro lugar. A confirmação do caso foi divulgada na sexta-feira (19).
Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, que é ligada ao Ministério da Saúde, o paciente apresentou um desconforto abdominal e diarreia aquosa, em março de 2024. Duas semanas antes ele havia feito uso de antibiótico para tratamento de outra patologia.
Exames laboratoriais mostraram que a bactéria causadora da doença foi a Vibrio cholerae O1 Ogawa.
“Trata-se de um caso isolado, tendo em vista que não foram identificados outros casos, após a investigação epidemiológica realizada pelas equipes de saúde locais junto às pessoas que tiveram contato com o paciente. Considerando que o período de transmissibilidade da doença é de um a dez dias após a infecção, mas que para as investigações epidemiológicas, no Brasil, está padronizado o período de transmissibilidade de até 20 dias por uma margem de segurança, o paciente não transmite mais o agente etiológico desde o dia 10 de abril de 2024”, diz um trecho da nota da Secretaria.
No Brasil, os últimos casos autóctones - com origem no local onde ocorreu o diagnóstico - ocorreram em Pernambuco nos anos de 2004 e 2005. A partir de 2006, não houve casos de cólera autóctones, apenas importados.
Em 2006, foi registrado um caso no Distrito Federal (DF) proveniente da Angola; um proveniente da República Dominicana, em São Paulo (2011); um de Moçambique, no Rio Grande do Sul (2016); e um da Índia, no Rio Grande do Norte (2018).
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião