Manaus amanheceu nesta quarta-feira (11) com uma das três piores qualidades de ar do mundo. O índice é medido em tempo real pelo site World Air Quality Index (WAQI), que atribuiu a classificação mais alta de risco à saúde por conta da má qualidade do ar da capital do Amazonas.
De acordo com o monitoramento do WAQI, o ar de Manaus vem apresentando piora a cada dia. Antes das 13 horas de hoje, a capital registrou 387 microgramas de poluentes por metro cúbico. Para efeito de comparação, no mesmo horário, a cidade de São Paulo registrou 122 microgramas de poluentes por metro cúbico.
Além da seca recorde que castiga a região e da poluição, o alto número de queimadas que se espalham pelo estado é apontado como responsável pelo comprometimento da qualidade do ar da capital.
Segundo o monitoramento feito pelo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a região que compõe a Amazônia Legal está tomada por focos de queimadas.
Pelas redes sociais, diversos perfis têm registrado e lamentado o fenômeno.
“O que de mais trágico precisa acontecer para alguém olhar para a gente? Os 3 governos, o Ministério do Meio Ambiente, todos os órgãos possíveis sendo negligentes e coniventes com essa desgraça toda. Manaus completamente abandonada isso é surreal”, disse um perfil da rede social X.
“Manaus está coberta por fumaça devido a seca e incêndios florestais”, disse outro perfil.
“Chegando em Manaus ontem, se vê a fumaça e o Rio Negro com seu nível bem abaixo do normal”, escrevou outro perfil.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião