• Carregando...
Antes das 13 horas de hoje, Manaus (AM) registrou 387 microgramas de poluentes por metro cúbico, mais que o triplo registrado na cidade de São Paulo.
Antes das 13 horas de hoje, Manaus (AM) registrou 387 microgramas de poluentes por metro cúbico, mais que o triplo registrado na cidade de São Paulo.| Foto: Reprodução redes sociais

Manaus amanheceu nesta quarta-feira (11) com uma das três piores qualidades de ar do mundo. O índice é medido em tempo real pelo site World Air Quality Index (WAQI), que atribuiu a classificação mais alta de risco à saúde por conta da má qualidade do ar da capital do Amazonas.

De acordo com o monitoramento do WAQI, o ar de Manaus vem apresentando piora a cada dia. Antes das 13 horas de hoje, a capital registrou 387 microgramas de poluentes por metro cúbico. Para efeito de comparação, no mesmo horário, a cidade de São Paulo registrou 122 microgramas de poluentes por metro cúbico.

Além da seca recorde que castiga a região e da poluição, o alto número de queimadas que se espalham pelo estado é apontado como responsável pelo comprometimento da qualidade do ar da capital.

Segundo o monitoramento feito pelo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a região que compõe a Amazônia Legal está tomada por focos de queimadas.

Reprodução/APP Selva
Reprodução/APP Selva

Pelas redes sociais, diversos perfis têm registrado e lamentado o fenômeno.

“O que de mais trágico precisa acontecer para alguém olhar para a gente? Os 3 governos, o Ministério do Meio Ambiente, todos os órgãos possíveis sendo negligentes e coniventes com essa desgraça toda. Manaus completamente abandonada isso é surreal”, disse um perfil da rede social X.

“Manaus está coberta por fumaça devido a seca e incêndios florestais”, disse outro perfil.

“Chegando em Manaus ontem, se vê a fumaça e o Rio Negro com seu nível bem abaixo do normal”, escrevou outro perfil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]