
Ouça este conteúdo
Apesar de não ser feriado nacional, o Dia de São João, em 24 de junho, é celebrado em diversas partes do Brasil. Advinda da cultura portuguesa, a festividade homenageia João Batista – considerado o precursor de Jesus e o último dos profetas.
Entre as cidades que reconhecem a data como dia de folga ou ponto facultativo estão Aracaju, João Pessoa, Maceió, Recife e Salvador. Em Alagoas é feriado estadual, ou seja, o dia é voltado para as comemorações em mais de 100 cidades do estado.
VEJA TAMBÉM:
Qual é o significado do Dia de São João?
De origem católica, o Dia de São João é marcado por tradições seculares. A festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses, que até hoje comemoram a data em Portugal.
Em ambos os locais é homenageada a vida e trajetória de João Batista, nascido no dia 24 de junho, considerado o homem que abriu as portas para a missão de Jesus. Bastante religioso, ele realizava batismo em água com o objetivo de purificar a alma dos pagãos, sem restringir a participação dos judeus – ação que era comum na época.

A Bíblia destaca ainda a relação de parentesco entre João Batista e Jesus, visto que a mãe do primeiro era Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Além disso, a missão evangelizadora do filho de Deus na Terra começou, de fato, após ser batizado no Rio Jordão pelo primo.
Qual a relação entre São João e festa junina?
Quando os portugueses se alocaram em terras brasileiras, eles trouxeram a tradição para cá – inclusive a fogueira, que representa à luz de Cristo e a purificação. A festa, que era conhecida como “Joanina” por conta de João Batista, passa a ser chamada de “Festa Junina” no Brasil.
Ao longo do tempo, o evento foi sendo incorporado aos hábitos e comidas brasileiras – especialmente pelo Nordeste, que hoje dispõe do “maior São João do mundo”.
Enquanto em Portugal as comidas típicas da celebração envolvem sardinhas e pimentões assados, pão de ló e ginjinha (licor de cereja), no Brasil a festa é calcada em pé-de-moleque, canjica, bolo de milho, paçoca e quentão.

No entanto, há quem diga que a comemoração tem origem pagã, e que no solstício de verão (na Europa) a fogueira é feita para rituais, como forma de agradecer o Sol e a luz – por isso é realizada a celebração.
Onde é feriado no dia 24 de junho, Dia de São João?
Embora não seja considerado feriado nacional, o Dia de São João é voltado a celebração e ao descanso em várias cidades do país, como:
- Aracaju (SE);
- João Pessoa (PB);
- Maceió (AL);
- Recife (PE);
- Salvador (BA);
- Caruaru (PE);
- Campina Grande (PB);
- Niterói (RJ);
- Barueri (SP).




