Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Chuvas intensas

Enchentes: Eduardo Leite pede que população do RS deixe áreas de risco

Eduardo Leite Rio Grande do Sul
Eduardo Leite esteve em três cidades do Rio Grande do Sul para coordenar ações de prevenção. (Foto: Maurício Tonetto/Secom Governo do RS)

Ouça este conteúdo

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), pediu que moradores de áreas de risco deixem suas casas e busquem abrigo em lugares seguros diante da possibilidade de chuvas intensas entre a noite deste sábado (28) e a manhã de domingo (29).

Segundo a Defesa Civil estadual, há previsão de fortes chuvas nas regiões Noroeste, Centro-Norte, Metropolitana, Vales, Serra e Litoral Norte. Os acumulados podem superar 100 mm em 12 horas, sem contar o risco de temporais com granizo e rajadas de ventos com mais de 70 km/h.

“Estamos lidando com uma situação de incerteza, mas com um elemento certo: vai chover muito", afirmou Leite. "Nossa prioridade absoluta é proteger vidas. A saída preventiva das áreas de risco é fundamental. Pedimos que a população confie nas orientações das autoridades e evite deslocamentos desnecessários", complementou.

A Defesa Civil e as equipes municipais estão atuando na conscientização das comunidades que vivem em áreas de risco, especialmente em encostas de morros e margens de rios. Estão sendo acionadas também estruturas de abrigos, alimentação, colchões e materiais para acolhimento das famílias que precisarem deixar suas casas. 

"Pedimos que as pessoas atendam às orientações da Defesa Civil. Sabemos que, muitas vezes, há resistência, mas é a retirada antecipada que salva vidas. Depois, como sempre, estaremos ao lado dos municípios para reconstruir, mas a prioridade agora é proteger as pessoas", reforçou o governador do Rio Grande do Sul.

Leite esteve em Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado neste sábado para coordenar ações preventivas e de proteção com prefeitos locais. Nas regiões com mais riscos à população, foram direcionadas aeronaves da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil.

Cinco pessoas morreram nos últimos dias no Rio Grande do Sul por causa das chuvas fortes. De acordo com a Defesa Civil, as vítimas são de Vera Cruz, Nova Petrópolis, Candelária e Sapucaia do Sul.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.