
Ouça este conteúdo
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), pediu que moradores de áreas de risco deixem suas casas e busquem abrigo em lugares seguros diante da possibilidade de chuvas intensas entre a noite deste sábado (28) e a manhã de domingo (29).
Segundo a Defesa Civil estadual, há previsão de fortes chuvas nas regiões Noroeste, Centro-Norte, Metropolitana, Vales, Serra e Litoral Norte. Os acumulados podem superar 100 mm em 12 horas, sem contar o risco de temporais com granizo e rajadas de ventos com mais de 70 km/h.
“Estamos lidando com uma situação de incerteza, mas com um elemento certo: vai chover muito", afirmou Leite. "Nossa prioridade absoluta é proteger vidas. A saída preventiva das áreas de risco é fundamental. Pedimos que a população confie nas orientações das autoridades e evite deslocamentos desnecessários", complementou.
A Defesa Civil e as equipes municipais estão atuando na conscientização das comunidades que vivem em áreas de risco, especialmente em encostas de morros e margens de rios. Estão sendo acionadas também estruturas de abrigos, alimentação, colchões e materiais para acolhimento das famílias que precisarem deixar suas casas.
"Pedimos que as pessoas atendam às orientações da Defesa Civil. Sabemos que, muitas vezes, há resistência, mas é a retirada antecipada que salva vidas. Depois, como sempre, estaremos ao lado dos municípios para reconstruir, mas a prioridade agora é proteger as pessoas", reforçou o governador do Rio Grande do Sul.
Leite esteve em Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado neste sábado para coordenar ações preventivas e de proteção com prefeitos locais. Nas regiões com mais riscos à população, foram direcionadas aeronaves da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil.
Cinco pessoas morreram nos últimos dias no Rio Grande do Sul por causa das chuvas fortes. De acordo com a Defesa Civil, as vítimas são de Vera Cruz, Nova Petrópolis, Candelária e Sapucaia do Sul.
VEJA TAMBÉM:







