Uma chuva forte volta a atingir o Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feira (10). Bombeiros pediram que voluntários que estavam em embarcações auxiliando no resgate e atendimento às vítimas, em Porto Alegre e região, deixassem a água.
A intenção é que apenas profissionais permaneçam nos serviços de salvamento durante períodos de fortes chuvas, diante do risco a pessoas não treinadas. Novos alertas meteorológicos colocam praticamente todo o estado do Rio Grande do Sul em atenção máxima até o início da semana que vem.
Nesta sexta, as chuvas voltam a atingir as regiões centro-leste e nordeste do Rio Grande do Sul, onde está a região metropolitana de Porto Alegre. No sul do estado, a mudança na direção dos ventos coloca cidades inteiras em atenção máxima com o risco do transbordamento da lagoa dos Patos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até segunda-feira (13) pode chover 300 milímetros na região de Porto Alegre. Há alerta para riscos extremos de deslizamentos e possibilidade de novas enchentes. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), trabalha com a possibilidade de nova subida do lago Guaíba e disse que há abrigos caso sejam necessários novos acolhimentos.
Chuva forte acende alerta para deslizamentos na região de Porto Alegre.
No boletim divulgado na manhã desta sexta, a Defesa Civil atualizou o total de vítimas fatais em decorrência das chuvas em 113. Esta é a pior tragédia climática enfrentada pelo estado do Rio Grande do Sul, desde que a chuva atingiu a região no fim de abril.
São 435 municípios afetados. O número de desalojados dobrou, chegando a 337.116 pessoas. A população afetada pela chuva no Rio Grande do Sul ultrapassa 1,9 milhão. Os feridos saltaram para 756 e o número de desaparecidos também aumentou: são 146, dez a mais que no dia anterior. Uma morte decorrente das enchentes segue em investigação.
Até a manhã desta sexta foram 70.863 pessoas e 9.984 animais resgatados. Há um efetivo de 27.218 profissionais empenhados no atendimento às vítimas, com o emprego de 3.466 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.
Conanda prepara norma que incentiva aborto em crianças vítimas de estupro
Regime de Maduro publica foto de Lula em tom de ameaça: “quem mexe com a Venezuela se dá mal”
Quem pagará a aposentadoria dos superidosos brasileiros?
Sleeping Giants e instituto de Felipe Neto são beneficiados por dinheiro do governo americano
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião