O terreno do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista, foi atingido por um incêndio de grandes proporções nesta quinta-feira (12). As chamas foram controladas, mas equipes monitoram a área nesta sexta (13) para evitar que o incêndio volte.
O incêndio atingiu aproximadamente 150 hectares em Cachoeira Paulista, afetando a região da estrada municipal da Bocaina e a Rodovia dos Tropeiros (SP-068), que foi interditada e posteriormente liberada. Embora o fogo tenha se alastrado pelo terreno do Inpe, órgão federal que monitora queimadas, os prédios da unidade não foram danificados.
Somente no mês de agosto, o estado de São Paulo registrou 3.612 focos de incêndio, um recorde histórico em relação aos meses de agosto desde 1998. A marca representa 52,2% do total de 6.910 focos registrados no estado até o momento em 2024.
O número de incêndios no Brasil atingiu 11,39 milhões de hectares do território brasileiro neste ano de 2024, conforme dados do Monitor do Fogo Mapbiomas, divulgados nesta quinta-feira (12). Desse total, 5,65 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo apenas no mês de agosto, o que equivale a 49% do total deste ano.
Na última terça-feira (10), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu o prazo de 5 dias para o governo ampliar o “efetivo” e controlar o que ele chamou de “pandemia” dos incêndios florestais. Entre as ações emergenciais, Dino determinou a convocação imediata de bombeiros de estados que não estão diretamente atingidos para se juntarem à Força Nacional.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião