O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sancionou nesta quarta-feira (17) o Plano Diretor de desenvolvimento urbano e política ambiental do município para a próxima década. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (17).
O texto foi sancionado depois de dois anos de discussões e mais de 1200 emendas.
Foram vetadas cerca de 77 emendas que tinham sido aprovadas pelos vereadores. Dentre elas, o artigo sobre instalação de clubes e estandes de tiro e também o que previa prioridade a famílias chefiadas por mulheres, populações negras, indígenas, LGBTQIAP+ e minorias sociais no capítulo da Locação Social.
Um dos trechos derrubados liberava o funcionamento de clubes de tiro em todo o município, com exceção de áreas industriais, de conservação ambiental, de habitação popular ou estritamente residenciais.
Para justificar os vetos, o prefeito disse que a definição de alguns pontos seria competência da União. O município não possui nenhuma legislação específica que regule o tema.
Ao jornal O Globo, o vereador Vitor Hugo (MDB), autor da emenda sobre os clubes de tiro, disse que tentará derrubar o veto de Paes quando as atividades do legislativo forem retomadas depois do recesso, em fevereiro.
“Esses clubes geram emprego, são uma atividade econômica importante para a cidade. Mas começaram a fechar porque não conseguem cumprir a nova exigência do Exército. Incluí o dispositivo no Plano Diretor como uma forma de facilitar que o município crie regras claras para eles”, afirmou.
Plano Diretor
O Plano Diretor é um instrumento previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Cidade e deve ser atualizado periodicamente, isso porque é preciso reavaliar as necessidades das cidades, devendo ser revisto pelos municípios no máximo a cada dez anos
O material nomeia as principais dificuldades dessas regiões e elabora medidas para garantir o Direito à Moradia adequada nas favelas. O texto também orienta o uso e a ocupação do solo, regras de zoneamento, índices urbanísticos e áreas de especial interesse social.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião