Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Singapore Airlines

Por que a empresa com a melhor primeira classe do mundo não voa para o Brasil?

Singapore Airlines Primeira Classe
Suítes do Airbus A380 da Singapore Airlines operam em rotas selecionadas. (Foto: Divulgação/Singapore Airlines)

Ouça este conteúdo

A primeira classe da Singapore Airlines é considerada a melhor do mundo desde 2018 pela Skytrax, o principal ranking global de qualidade das companhias aéreas. Apesar de contar com voos de outras empresas premiadas pelo conforto e serviço de luxo, como Emirates Airline e Qatar Airways, o Brasil está fora da malha de rotas da companhia de Singapura.

Desde 2017, a empresa oferece aos clientes duas suítes privativas nos aviões Airbus A380, com opções individual ou para casal, na qual as poltronas da marca Fau se transformam em uma cama. A cabine pode ser fechada por uma porta deslizante que tem persianas controladas por controle remoto para garantir privacidade.

Na lista de funcionalidades e itens de serviço, a primeira classe da Singapore Airlines ainda conta com:

  • monitor touchscreen de 32 polegadas, acompanhado de fones de ouvido da Bang & Olufsen
  • internet de banda larga sem custo adicional durante todo o voo
  • controle da cabine, como poltrona e iluminação, e de solicitação de serviço por meio de tablet sem fio
  • tapetes e compartimentos acolchoados em couro para acomodar itens pessoais
  • louças de porcelana fina de Wedgwood e toalhas de linho na mesa para refeição
  • opções de refeições preparadas por chefs reconhecidos internacionalmente

Para voar em uma dessas suítes, o passageiro precisa desembolsar, em média, US$ 23 mil (cerca de R$ 120 mil), para voos de ida e volta. Só que as suítes do A380 estão disponíveis em poucas rotas, partindo do aeroporto de Changi, em Singapura, para Londres, Frankfurt, Mumbai, Sydney, Tóquio, Nova Déli e Mumbai, com extensões para cidades dos Estados Unidos.

Suíte A380 Singapore AirlinesSuítes da primeira classe da Singapore Airlines são privativas. (Foto: Divulgação/Singapore Airlines)

Brasil está fora do radar da Singapore Airlines desde 2016

No caso do Brasil, o Airbus A380 não tem alcance suficiente para um voo direto a partir de Changi. Dessa forma, a Singapore Airlines teria de realizar uma escala em algum aeroporto da Europa ou África e seguir viagem, como ocorre com as ligações para os Estados Unidos, desde que haja demanda suficiente de passageiros.

A Singapore Airlines já voou para o Brasil nessa estratégia. Em março de 2011, a companhia aérea inaugurou a rota Singapura-Barcelona-Guarulhos, com três voos semanais. Os voos eram operados pelo Boeing 777-300ER, com capacidade para 278 passageiros, e se mantiveram por seis anos.

Singapore Airlines A380Suítes na primeira classe estão disponíveis em alguns Airbus A380 da companhia de Singapura. (Foto: Unsplash)

Em outubro de 2016, porém, a Singapore Airlines decidiu cancelar as operações no Brasil devido à baixa ocupação na perna entre Barcelona e Guarulhos. Naquele ano, os voos eram operados com ocupação média de 64%, abaixo dos anos anteriores, que passavam de 70% — em 2013, superou os 83% de ocupação.

Ao cancelar os voos para o Brasil, a Singapore Airlines comunicou ter sido uma “decisão difícil”, mas baseada em “um resultado do fraco desempenho contínuo da rota”. Desde então, a companhia aérea não cogitou mais retornar para Guarulhos ou iniciar outro destino no Brasil, sem a chance de os brasileiros experimentarem a melhor primeira classe do mundo. E a América do Sul, como um todo, segue sem serviços da empresa.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.