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Avião sueco

Por que a FAB recebe seus caças supersônicos Gripen pelo porto de Navegantes

Caças F-39 Gripen da FAB
FAB recebe os caças Gripen em Navegantes desde 2020. (Foto: Sgt. Müller Martin/Divulgação FAB)

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A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu nesta quinta-feira (12) seu 10º caça F-39E Gripen. A aeronave chegou ao porto de Navegantes, em Santa Catarina, a bordo do navio Fagelgracht, que partiu em 23 de maio do porto de Norrköping, na Suécia, e será transportada por via terrestre para o aeroporto da cidade.

Essa é a sétima vez que o porto catarinense recebe os caças fabricados pela Saab na Suécia — em três ocasiões vieram duas unidades de uma vez. Desde setembro de 2020, quando chegou o primeiro avião no Brasil, todas as operações de importação passaram por Navegantes.

Essa preferência da FAB por Santa Catarina não é por acaso e começa pela questão de um custo mais baixo de trazer os caças por via marítima. Além disso, a escolha específica por Navegantes se dá por uma questão logística: o porto fica a apenas dois quilômetros do aeroporto. Com isso, o transporte em terra e a liberação para os Gripens voarem são mais rápidos.

F-39 Gripen é um caça supersônico que atinge até 2.400 km/h, equivalente a duas vezes a velocidade do som.

A operação de transportar os caças para o aeroporto é complexa, a começar pelo içamento da aeronave do navio para o cais do porto. Depois, ela é colocada sobre um caminhão e levada até o aeroporto. Esse processo exige o bloqueio de várias vias da cidade durante quatro horas, sempre nas madrugadas.

O 10º Gripen da FAB passará por testes nesta sexta-feira (13), incluindo o acionamento dos dois motores. E até domingo (14) a aeronave deverá decolar para a Base Aérea de Anápolis, em Goiás, onde será integrada oficialmente à frota da FAB.

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A Força Aérea Brasileira assinou contrato com a Saab em 2024 para a aquisição de 36 unidades do F-39E Gripen dentro do projeto FX-5, para atualizar a plataforma de aviões de combate da FAB. O investimento estimado é de US$ 5,4 bilhões e envolve treinamento de pilotos e mecânicos, apoio logístico e transferência de tecnologia para indústrias brasileiras.

A previsão inicial era de que todos os caças seriam entregues até 2027, mas a tendência é de que o prazo se estenda até pelo menos o ano de 2032. Até agora foram entregues 10 unidades, na seguinte sequência, com as matrículas adotadas pela FAB:

  • 20 de setembro de 2020 (4100)
  • 1º de abril de 2022 (4101 e 4102)
  • 25 de setembro de 2022 (4103 e 4104)
  • 4 de maio de 2023 (4105 e 4106)
  • 13 de dezembro de 2023 (4107)
  • 26 de setembro de 2024 (4108)
  • 12 de junho de 2025 (4110)

Segundo a FAB, o avião sueco foi escolhido após a análise de diversos aspectos operacionais, que resultaram em um documento de 33 mil páginas, incluindo relatórios de outros concorrentes, como F/A-18 Super Hornet (Boeing), Rafale (Dassault), F-16 (Lockheed Martin), Su35 Super Flanker (Sukhoi) e Eurofighter Typhoon (ADS).

O F-39 Gripen é um projeto da década de 1980 e que foi sendo atualizado nos últimos anos. Ele é um caça supersônico que pode atingir até 2.400 km/h, o equivalente a duas vezes a velocidade do som.

A aeronave conta com um alcance de 4 mil quilômetros, mas quando equipada com armamento, o alcance cai para 1,1 mil quilômetros. Esse alcance pode ser aumentado por ter a capacidade para ser reabastecido em voo. O avião pode voar até 15 mil metros de altitude.

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