Um apagão atingiu o Acre e Rondônia na tarde desta quinta-feira (22) após uma queda na rede de transmissão. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que a interrupção no fornecimento de energia elétrica foi registrada às 16h47 e foi totalmente restabelecida nos estados às 20h40.
O órgão informou que houve o desligamento automático do Complexo de geração e transmissão CC do Madeira e a desconexão do Sistema Elétrico do Acre/Rondônia do Sistema Interligado Nacional (SIN), resultando na interrupção de 984 MW. As causas ainda estão sendo apuradas.
“Assim que identificou a situação, o Operador iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A recuperação do serviço foi sendo concluída por fases e comunicada à sociedade no site do Operador. Às 19h31, 691 MW haviam sido reestabelecidos, o equivalente a 70% do montante interrompido com a ocorrência. Às 20h36, 900 MW (92%)”, disse o ONS, em nota.
Após o apagão, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a abertura de uma sala de situação, com participação do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do corpo técnico da pasta, para “garantir celeridade à recomposição do sistema e acompanhar as demais tratativas sobre a ocorrência”.
“O MME esclarece que as condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro permanecem confiáveis em todo território nacional”, disse o ministério, em nota.
Na última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no início de agosto, o ONS recomendou o acionamento de termelétricas a gás natural e a redução do uso de usinas hidrelétricas da Região Norte, para preservar os rios e os recursos hídricos, em decorrência da seca, informou a Agência Brasil.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
“Macron sabota o Brasil com mentiras ambientais e Lula não faz nada”, diz Bolsonaro
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião