O Festival de Cinema de Cannes inaugurou nesta segunda-feira (21) o cartaz oficial de sua 69ª edição. Desta vez, a imagem escolhida é de um homem galgando degraus de uma escadaria diante do mar, com toda a cena banhada em amarelo.
O poster foi concebido pelos designers Hervé Chigioni e Gilles Frappier a partir de um fotograma de “O Desprezo” (1963), longa do cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard. O homem em questão é o ator Michel Piccoli, que na pele do personagem Paul Javal se aventura pela Casa Malaparte, edifício desenhado pelo escritor Curzio Malaparte.
“Está ali tudo. Os degraus, o mar, o horizonte: a ascensão de um homem em direção ao sonho, no calor de uma luz mediterrânea que se transforma em ouro”, descreve a organização do festival. Ela lembra a citação que abre o longa: “O cinema substitui a nosso ver um mundo que se concede aos nossos desejos”.
A escolha vem para renovar o compromisso da mostra francesa em celebrar a história do cinema, homenagear os cineastas e ver o mundo de novas formas. Considerado um manifesto cinematográfico, “O Desprezo” serve de símbolo dos valores do festival, trazendo nos créditos nomes como a atriz Brigitte Bardot, o diretor Fritz Lang (interpretando a si mesmo), o diretor de fotografia Raoul Coutard e o compositor Georges Delerue.
A 69ª edição do Festival de Cannes acontece de 11 a 22 de maio. Em anos anteriores, ele homenageou atores como Marilyn Monroe, Marcello Mastroianni, Paul Newman e Ingrid Bergman.
Volta de Trump cacifa Eduardo Bolsonaro como principal articulador da direita no exterior
Como a alta nas tarifas anunciada por Trump pode afetar o Brasil
Moraes nega recurso e mantém proibição de viagem de Bolsonaro à posse de Trump
Ministro cita viagem inexistente de Filipe Martins em decisão que nega passaporte a Bolsonaro
Deixe sua opinião