Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
passo a passo

Relembre o resgate

Os mineiros sobreviveram 69 dias em um refúgio de segurança dentro da mina de San José. O resgate é considerado um dos mais espetaculares da história:

5 de agosto de 2010:

Um deslizamento de terra soterra um grupo de 33 mineiros. Estima-se que o equivalente a 150 Titanics tenha se movido e bloqueado a saída da mina de San José. Lá, eles permaneceram até o dia 13 de outubro.

33:

o grupo era formado por 32 mineiros chilenos e um boliviano (Carlos Mamani), que havia recém-chegado à mina do Atacama.

22 de agosto de 2010:

Uma perfuradora alcança pela primeira vez o abrigo. A equipe de resgate descobre que os mineiros estão vivos graças ao barulho que eles emitiram e por um bilhete colado na broca que dizia “todos os 33 estão bem”.

Trabalho duro:

Apesar de o filme mostrar os mineiros trabalhando somente uma vez durante o confinamento, eles, na realidade, precisaram dar duro. Como a perfuratriz não conseguia “sugar” toda a terra, cabia a eles retirá-la para facilitar a perfuração.

“Chi, chi, chi! Le, le, le!”:

Não poderia faltar o grito mais famoso dos chilenos. E o responsável por entoá-lo foi Mario Sepúlveda, o líder do grupo, durante seu resgate. O grito foi televisionado para o mundo todo em um dos momentos mais emocionantes da ação.

Primeiro e último:

Diferentemente do retratado no filme, o primeiro mineiro a ser resgatado foi Florêncio Ávalos, na época com 31 anos. Jimmy Sanchez, o mais jovem, com 19 anos, foi o quinto. Além disso, um socorrista desceu ao abrigo para avaliar as condições de saúde de cada um deles antes dos procedimentos de retirada.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.