O crescimento no número de casos de Alzheimer no Brasil e no mundo vai fazer da doença um assunto recorrente nos próximos anos. Relacionado com o envelhecimento do cérebro, o Alzheimer acompanha de forma assustadora o crescimento da expectativa de vida. Dentro deste quadro, faz sentido o aparecimento de bons trabalhos de reportagem e documentação, como o Projeto Alzheimer, que está sendo exibido pela HBO. Trata-se de uma série de quatro documentários filmados nos Estados Unidos.
O primeiro, que estreou no dia quatro de agosto e teve reprises durante a semana, se chama The Memory Loss Tape e mostra portadores da doença em diferentes estágios. Nos Estados Unidos, a regra é que o médico sempre informe ao paciente sobre seu diagnóstico. Por isso, o doente no estágio inicial do Alzheimer é informado de que tem a doença e, a partir daí, convive com a consciência do que irá acontecer em sua vida. O documentário retrata alguns casos assim. São tocantes e dolorosos, já que o doente percebe cada uma das pequenas perdas de suas capacidades mentais e sabe o que elas significam.
Joe, californiano de 63 anos, que foi um gênio da informática, é loquaz e articulado ao relatar sua experiência. Ele leva a neta para passear e, repentinamente, não sabe mais o caminho para voltar para a casa. É salvo pela netinha, que o pega pela mão e o conduz. Bessi, do Winsconsin, convive com os primeiros sintomas aos 87 anos. Pára no meio da horta se perguntando o que está fazendo lá e esquece o nome das amigas. No caso de Josephine, 77 anos, moradora de um sítio no Winsconsin, quem sofre é a filha. Josephine está em um estágio mais avançado da doença e a filha vive em função dela, sempre temendo que um dia a mãe consiga sair da propriedade e se perca.
O segundo documentário é baseado no livro O Que Aconteceu com o Vovô?, escrito pela jornalista Maria Shriver, a sobrinha de John Kennedy e esposa de Arnold Schwarzenegger, cujo pai teve a doença. Neste filme, crianças contam o que está acontecendo com o idoso de sua família, que está com a demência e comentam o efeito da experiência sobre si próprias.
Em Os Avanços da Ciência, que vai ao ar amanhã, os personagens são 25 cientistas que investigam as causas e a cura para o Alzheimer e sinalizam com motivos para otimismo (como a doença avança mais rapidamente nos países ricos, eles estão investindo pesado em pesquisa).
O último documentário da série (Os Cuidadores) relata a situação dos familiares dos doentes, que têm suas vidas transformadas e convivem com a dor de ver a pessoa querida ir embora aos poucos, conforme perde a memória. Todos os quatro filmes retratam os doentes com respeito e sem pieguice.
Serviço
Projeto Alzheimer é exibido pela HBO, às terças-feiras, às 22h05. Confira no site www.hbo.com.br/alzheimer os horários das reprises.
Eleição de Trump ajuda na alta do dólar, mas maior vilão foram gastos excessivos de Lula
Empresas que controlam prisões privadas esperam lucrar com deportações prometidas por Trump
Peter Thiel, o bilionário que emplacou o vice de Trump e deve influenciar o governo
Lula fecha os olhos ao drama das crianças ucranianas
Deixe sua opinião