Após mais de dez anos fechado, o prédio do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), na Rua Barão do Rio Branco, está próximo de ser reaberto. Foi iniciada na última segunda-feira (22) a mudança do acervo da instituição para o local, que passou por uma reforma completa. A previsão é que a mudança seja concluída até o final da semana.
Sede do governo paranaense entre 1892 e 1938, o Palácio da Liberdade passou por uma completa reestruturação entre 2012 e 2014. As obras foram concluídas há mais de um ano, mas o prédio permanecia fechado à espera de recursos para a mudança do acervo.
Ao todo, são mais de 1 milhão de itens que desde 2003 estão em um espaço alternativo no bairro Santa Cândida. São filmes, fotografias, discos, fitas de áudio e vídeo, mais de dois mil livros e periódicos, além da coleção tridimensional com aproximadamente 600 exemplares de rádios, máquinas fotográficas, radiolas, radiofonos, projetores de filmes, gravadores de fitas cassete e fitas rolo, televisores, câmeras fotográficas, moviolas e projetores de filmes.
A demora na entrega do prédio foi um dos fatores que motivaram a mudança na direção do MIS, no fim de janeiro. Fernando Severo, que estava no cargo desde 2011, foi exonerado e substituído por Karina Viana. Apesar da mudança, ainda não há previsão para reabertura do espaço.
Eleição de Trump ajuda na alta do dólar, mas maior vilão foram gastos excessivos de Lula
Empresas que controlam prisões privadas esperam lucrar com deportações prometidas por Trump
Peter Thiel, o bilionário que emplacou o vice de Trump e deve influenciar o governo
Lula fecha os olhos ao drama das crianças ucranianas
Deixe sua opinião