O projeto curitibano Cena HQ, que mescla quadrinhos e teatro, conquistou pelo segundo ano consecutivo o Troféu HQMIX, principal premiação da área no Brasil. O projeto, que desde 2009 promove a leitura dramática de histórias em quadrinhos, foi o vencedor na categoria Produção para Outras Linguagens. A cerimônia de premiação será no dia 12 de setembro, em São Paulo.
Os curitibanos venceram concorrentes como os filmes americanos “Guardiões da Galáxia”, “Capitão América 2” e “X-Men - Dias de um Futuro Esquecido”, e a série de tevê “Agents of S.H.I.E.L.D.”.
O projeto foi concebido no final de 2009, quando a Cia Vigor Mortis, sob a direção de Paulo Biscaia Filho, foi convidada a apresentar uma leitura dramática com obra literária de um autor curitibano. O diretor escolheu uma leitura de Folheteen, do quadrinista José Aguiar. O resultado foi tão satisfatório que a dupla resolveu dar sequência às leituras, sempre seguidas de um debate.
Ao fim da atual temporada, que se encerra em fevereiro de 2016, terão sido adaptadas para o palco 40 obras de autores, entre brasileiros, argentinos e o inglês David Lloyd, cocriador de “V de Vingança”. As leituras acontecem sempre no teatro da Caixa Cultural e a entrada é gratuita.
O próximo espetáculo será apresentado no dia 16 de setembro, com a obra “Aos Cuidados de Rafaela”, de Marcelo Saravá e Marco Oliveira. Nesta temporada também serão encenadas as HQs “Piteco”, “Beladona”, “A Vida de Jonas” e “A Infância do Brasil”, webcomic inédita de José Aguiar, que estreará como minissérie com lançamento previsto para 12 de setembro. Para conhecer mais sobre a Cena HQ acesse a página do projeto na internet.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta
Deixe sua opinião