Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Bolsonaro tem grave crise de soluços e médicos são acionados na PF

Os médicos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram acionados nesta quinta-feira (27) devido a uma crise de soluços e refluxos persistente. Bolsonaro, que cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal (PF) desde o último sábado (22), não teria passado bem durante a noite.

Os filhos de Bolsonaro usaram a rede social X para relatar o agravamento do quadro. Afinal, Carlos Bolsonaro afirmou que o pai está sendo "assassinado de forma rápida e brutal" pelo "sistema", enquanto Jair Renan lamentou não poder estar próximo para dar apoio ao pai.

A crise de soluços crônicos é uma das sequelas das cirurgias realizadas após a facada de 2018. O ex-presidente sofre de refluxo e apneia do sono (que exige o uso de um respirador CPAP). Além disso, o ex-presidente também tem um câncer de pele, problemas que motivaram o pedido da defesa para que ele cumprisse a pena em casa antes de ser preso.

Bolsonaro não terá direito à saída temporária de final de ano

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não terá direito ao benefício de "saidinha" temporária no Natal para passar as festas com sua família, segundo análise jurídica. A conclusão se baseia nas regras da Lei de Execução Penal e nas condições sob as quais ele cumpre pena.

Dessa forma, presos em regime semiaberto ou aberto que já tenham cumprido parte da pena têm direito ao benefício. No entanto, Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses em regime inicial fechado e está preso preventivamente por outro inquérito, o que anula a possibilidade de saidinha.

Portanto, a situação legal do ex-presidente, que cumpre pena em sala de Estado-Maior na Polícia Federal em Brasília, impede o acesso a benefícios como a saída temporária de fim de ano.

Torres está preso em sala maior e com mais comodidades do que a de Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou detalhes da sala especial no núcleo de custódia da Polícia Militar do DF (conhecido como Papudinha), onde está preso o ex-ministro Anderson Torres. No entanto, o local, que chegou a ser cogitado para Jair Bolsonaro, é maior do que a sala que abriga o ex-presidente e conta com mais comodidades.

Com efeito, a sala de Torres conta com quarto com cama de casal e ar-condicionado, geladeira grande na cozinha e banheiro com dois vasos sanitários e chuveiro quente. Garante-se o banho de sol com "total privacidade e sem controle de horário". O local oferece cinco refeições diárias e conta com uma ampla estrutura de saúde, incluindo médicos clínicos, psiquiatra e fisioterapeuta.

Contudo, a sala onde Bolsonaro cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal (PF) é significativamente menor, com cerca de 12 m². Além disso, o espaço de Bolsonaro tem cama de solteiro, ar-condicionado, frigobar e televisão. O ex-presidente permanece sozinho, com banho de sol em área separada.

Veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta sexta-feira (28)

  • PL SUSPENDE SALÁRIO DE BOLSONARO APÓS CONDENAÇÃO DEFINITIVA;
  • TOFFOLI SERÁ RELATOR DO PEDIDO QUE PODE LIBERAR ENTREVISTAS DE BOLSONARO;
  • COMISSÃO INTERAMERICANA SOLICITA INFORMAÇÕES SOBRE O 8 DE JANEIRO;
  • MOTTA TRAVA PROJETO DE ANISTIA E DIREITA AVALIA REDUZIR PENAS;

O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.