A aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, anunciada nesta quinta-feira (9), abre espaço para o 16º ministro indicado por um governo do PT ao Supremo Tribunal Federal. Com a saída, o presidente Lula deve em seguida escolher o terceiro nome de sua atual gestão, após as nomeações de Cristiano Zanin e Flávio Dino.
Saída de Barroso do STF esquenta briga por cadeira
Entre os cotados estão Bruno Dantas, Jorge Messias, Vinicius Carvalho, assim como o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Barroso ingressou no STF em 2013 pela indicação da então presidente Dilma Rousseff, para ocupar a vaga deixada por Carlos Ayres Britto. O interesse de aspirantes à vaga reforçou os rumores.
Advogados defendem indicação de Jorge Messias ao STF
O ministro da Advocacia-Geral da União Jorge Messias é tido como favorito à vaga aberta no Superior Tribunal Federal com a saída de Luís Roberto Barroso. Sendo assim, começam a aparecer os primeiros nomes apoiando a suposta nomeação. Marco Aurélio Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas, é um deles. Ele revela ter preferência por Messias, embora ressalte que o grupo vai apoiar qualquer nome que seja indicado pelo Presidente Lula.
Mas, por outro lado, políticos que representam a direita como Carlos Bolsonaro (PL-RJ), Carlos Jordy (PL-RJ) e igualmente Bibo Nunes (PL-RS) aproveitaram a saída de Luís Roberto Barroso do STF para tecer duras críticas a ele.
Zanin e Dino foram as indicações anteriores de Lula: veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta sexta-feira (10):
- BIG BROTHER MORAES: MINISTRO É APONTADO COMO RESPONSÁVEL POR VIGILÂNCIA EM MASSA
- MORAES DESTITUI ADVOGADOS DE FILIPE MARTINS E MARCELO CÂMARA E NOMEIA DEFENSORIA
- DANIEL SILVEIRA PEDE LIBERAÇÃO PARA COMPARECER AO BATISMO DA FILHA
- LÍDER DA OPOSIÇÃO NA VENEZUELA, MARÍA CORINA MACHADO, É VENCEDORA DO NOBEL DA PAZ
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.



