Alexandre de Moraes planeja remarcar para segunda-feira (14) seu pronunciamento público, um dia antes de o plenário do STF analisar o pedido de investigação contra ele. Além disso, o ministro havia marcado a declaração para esta quinta-feira (10), mas cancelou a fala cerca de uma hora depois. Segundo relatos à CNN, Moraes pretende defender sua atuação no inquérito das fake news e as investigações contra discursos de ódio e notícias falsas.
Enquanto isso, integrantes do STF avaliam que o pronunciamento pode reacender a instabilidade institucional no debate público. Por outro lado, o ministro também enfrenta questionamentos após Edson Fachin retirar Moraes da relatoria do inquérito das fake news e anular decisões de Flávio Dino e André Mendonça. Dessa forma, a eventual fala ocorrerá às vésperas de uma decisão importante sobre o futuro político e jurídico do ministro.
Crise no STF e protestos aumentam pressão sobre Alcolumbre pelo impeachment de Moraes
A crise institucional do Supremo Tribunal Federal (STF) e o sucesso das manifestações de 7 de Setembro aumentaram a pressão sobre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para pautar a votação de um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes no Senado.
Os senadores de oposição ampliaram a ofensiva sobre Alcolumbre, exigindo o andamento imediato na Casa do processo de impedimento contra Moraes.
Revista britânica The Economist aponta ameaça à democracia no Brasil
A revista britânica The Economist publicou, nesta quinta-feira (10), uma análise crítica sobre o escândalo envolvendo o ministro Alexandre de Moraes e o STF no caso Banco Master. O texto destaca que a crise institucional, marcada por revelações de relações suspeitas e reações agressivas da Corte, corrói a confiança dos brasileiros nas instituições às vésperas das eleições de outubro.
Qual é o centro da crise envolvendo o ministro Alexandre de Moraes?
O ministro Alexandre de Moraes está no foco de questionamentos devido a relações com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Relatórios indicam que o escritório de advocacia da esposa do ministro, Viviane Barci de Moraes, firmou contrato com o banco. Além disso, investigações da Polícia Federal mencionam negociações que incluíam o uso de aeronaves particulares ligadas a Vorcaro. A frequência de mensagens entre o banqueiro e o ministro via WhatsApp também aumentou em períodos críticos, o que gerou dúvidas sobre a imparcialidade de sua atuação frente ao caso.
Confira outros destaques do Café com a Gazeta do Povo desta sexta-feira (11):
- FACHIN RECEBE MENDONÇA E GONET PARA DEFINIR RITO DE JULGAMENTO CONTRA MORAES;
- MARIO FRIAS DIZ QUE OPERAÇÃO DA PF É “CORTINA DE FUMAÇA” E NEGA IRREGULARIDADES;
- “NENHUMA ARMAÇÃO VAI NOS PARAR”, DIZ FLÁVIO APÓS OPERAÇÃO DO CASO DARK HORSE;
- O QUE REVELA A NOVA PESQUISA ATLASINTEL PARA PRESIDENTE.
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.



