Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Moraes retira pedido de laudo médico de ação contra Bolsonaro: Café com a Gazeta

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mandou retirar dos autos do núcleo 1 do processo contra Jair Bolsonaro (PL) o ofício que solicitava uma avaliação médica do ex-presidente.

A solicitação, enviada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (DF), pedia a realização do exame para checar a compatibilidade do estado de saúde de Bolsonaro com a assistência médica e nutricional disponível nos estabelecimentos prisionais do DF. No entanto, Moraes foi sucinto em sua resposta e ordenou a retirada do pedido, alegando “ausência de pertinência” da solicitação.

A decisão do ministro é vista como um bloqueio a um possível caminho legal para o ex-presidente. Caso Moraes acatasse o pedido, os resultados poderiam embasar uma mudança no cumprimento de pena, como a prisão domiciliar ou em unidade hospitalar. No entanto, a avaliação corrente nos bastidores é de que o Complexo Penitenciário da Papuda já é o destino determinado por Moraes.

Vice da CPMI denuncia ameaça de colega do partido citado em fraude do INSS

O vice-presidente da CPMI do INSS, deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA), relatou ter sido alvo de ameaças de morte feitas pelo deputado estadual Edson Araújo (PSB-MA). O fato ocorreu após Duarte Jr. citar Araújo em um esquema de fraude contra aposentados.

Portanto, o deputado federal registrou boletim de ocorrência e pediu proteção para ele e sua família. Em sua fala, Duarte detalhou o teor das ameaças recebidas por WhatsApp, nas quais Araújo teria dito: “você é um merda irresponsável. Você vai ter que provar tudo que falou ou vai se arrepender. Você vai saber.”.

A ameaça ocorreu, conforme detalhou Duarte Jr., após ele questionar repasses da CBPA a Edson Araújo e seus assessores. A investigação da Polícia Federal aponta que Araújo recebeu R$ 5,4 milhões, entre maio de 2023 e maio de 2024. A saber, o valor veio de uma federação de pescadores envolvida no esquema bilionário de descontos indevidos em benefícios do INSS.

Lula cita “interesses egoístas” e critica “negacionismo” na COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu a sessão plenária da Cúpula do Clima em Belém, preparatória para a COP30. O discurso de Lula criticou o cenário geopolítico atual. Com efeito, em sua fala o presidente afirmou que "interesses egoístas e imediatos preponderam sobre o bem comum" na pauta ambiental. Também destacou a necessidade de superar a desconexão entre a diplomacia e o mundo real.

Além disso, Lula também apontou o distanciamento entre a geopolítica e a urgência climática como o segundo problema a ser superado. Nesse sentido, o presidente atacou "forças extremistas [que] fabricam inverdades para obter ganhos eleitorais" e desviar recursos que deveriam ir para o enfrentamento do aquecimento global.

Além disso, o petista defendeu que os países se afastem dos combustíveis fósseis, apesar de seu governo defender a pesquisa de petróleo na Foz do Amazonas pela Petrobras.

Veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta sexta-feira (07)

  • OPERAÇÃO NO RIO FOI “ÍNFIMA” CONTRA O CV, MAS MOSTRA PRESENÇA DO ESTADO;
  • ADVOGADA DO CV É RECEBIDA POR COMISSÃO PRESIDIDA POR PETISTA;
  • LULA VAI MANIFESTAR “SOLIDARIEDADE REGIONAL” À VENEZUELA, DIZ VIEIRA;
  • BOLSONARISTAS “EXILADOS” ORGANIZAM PROTESTO CONTRA MORAES EM BUENOS AIRES;

O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.