Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Conheça o que Curitiba está fazendo para transformar a experiência turística com inovação, promoção de negócios locais e novas tecnologias  

Após se tornar uma das cidades mais atrativas ao turismo inteligente, capital paranaense planeja modelo de desenvolvimento turístico sustentável e integrado

Capital do Paraná tem como meta se transformar em referência mundial de turismo inteligente até 2030.
Capital do Paraná tem como meta se transformar em referência mundial de turismo inteligente até 2030. (Foto: Pedro Ribas/SMCS )

Prefeitura Municipal de Curitiba apresenta: Curitiba 332 Anos - Conteúdos de Marca da Série 332 Anos Curitiba

27/03/2025 às 20:31

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Visitada cada vez mais por turistas de outras cidades, estados e países, Curitiba tem focado nos últimos anos em experiências únicas e sustentáveis, utilizando novas tecnologias, personalizando ofertas, promovendo eventos temáticos na cidade, além de investir em infraestrutura turística.  

A capital paranaense foi selecionada para o programa DTI Brasil (Destino Turístico Inteligente). O programa – uma iniciativa do Ministério do Turismo, Sebrae e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID – visa capacitar cidades para se tornarem destinos turísticos inteligentes, com foco em inovação, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade, entre outros pilares.  

Com a meta de se consolidar como um DTI, a cidade tem priorizado iniciativas que vem dando certo. A proposta é transformar a cidade em uma referência mundial de turismo inteligente até 2030, por meio de soluções turísticas geradoras de experiências memoráveis ao visitante e que colabore para o desenvolvimento socioeconômico e a promoção da qualidade de vida local. 

Para isso, a capital paranaense trabalha para desenvolver e fornecer roteiros personalizados, informações sobre atrações, eventos, visitação, transporte e hospedagem. Esse trabalho busca aperfeiçoamento constante, com a criação de roteiros que se concentrem em interesses específicos (gastronomia, história, natureza ou arte), promoção de atividades que envolvam a comunidade, eventos que celebram a cultura e a história da região, como festas, festivais e feiras. 

Plano contempla novas tecnologias e sustentabilidade 

No final de 2024, o Instituto Municipal de Turismo lançou o Plano Estratégico de Investimentos para o Turismo 2024-2030, marcando uma iniciativa inédita no Brasil. O plano prevê o direcionamento de investimentos exclusivamente para o setor turístico, um marco na gestão pública municipal. 

Com metas bem definidas de médio e longo prazos, o plano foca na atração de investimentos externos, promoção de negócios locais e incentivo a pequenos empreendimentos. E um destaque, que chama a atenção, é a incorporação de conceitos modernos, como novas tecnologias e sustentabilidade, reforçando a meta de carbono zero. O objetivo é transformar Curitiba em um modelo de desenvolvimento turístico sustentável e integrado. 

Curitiba trabalha para desenvolver e fornecer roteiros personalizados, informações sobre atrações, eventos, visitação, transporte e hospedagem.Curitiba trabalha para desenvolver e fornecer roteiros personalizados, informações sobre atrações, eventos, visitação, transporte e hospedagem. (Foto: Lucas Pontes/Divulgação/Secretaria de Cultura )

Ferramentas tecnológicas em prol do turismo 

Para reforçar o papel de Curitiba como referência em turismo inteligente, a proposta é priorizar algumas ferramentas tecnológicas: 

Plataforma Adara – Painel inovador de indicadores e métricas que reúne dados sobre hotelaria e transporte aéreo. A ferramenta analisa variáveis como tempo de permanência na cidade, tamanho dos grupos, antecedência na reserva e valores pagos, trazendo informações valiosas para a gestão e o planejamento turístico.  

Portal do Turismo Inteligente de Curitiba – Sistema de inteligência que consolida dados estratégicos sobre o fluxo de turistas, perfil dos visitantes e indicadores econômicos.  

Sistema de Inteligência Turística (SIT Curitiba) – Plataforma de base de inventário turístico, reunindo informações detalhadas sobre atrativos, hospedagens, gastronomia, espaços de eventos e guias de turismo.  

Além das inovações tecnológicas, Curitiba firmou novos contratos com o Sebrae e o Senac, reforçando a capacitação e o desenvolvimento do setor.  

Primeiro circuito de turismo de inovação do Brasil 

Em 2024, Curitiba deu um passo decisivo rumo à promoção do turismo na cidade com o lançamento do Circuito de Turismo de Inovação, o Inovatour. Pioneiro no Brasil, o projeto traz um roteiro que permite aos participantes conhecer diversos centros de fomento à inovação na cidade. A ideia é proporcionar experiências únicas, estimulando a inspiração e a criatividade ao conectar visitantes a ambientes inovadores.

A plataforma propõe proporcionar um “mergulho em ambientes que respiram inovação, oferecendo insights práticos sobre estratégias inovadoras e o uso de tecnologias emergentes. A cada visita, os participantes têm a oportunidade de ampliar sua rede de contatos e trocar experiências com profissionais e empreendedores locais, fomentando novas conexões e colaborando para o desenvolvimento de ideias e negócios”. 

Cidade procurada 

Selecionada pela editora de guias de viagem Lonely Planet, das dez melhores cidades do mundo para visitar em 2025, Curitiba foi a única cidade brasileira a figurar na lista. Curitiba também tem se destacado com uma das 10 cidades mais buscadas no Google por turistas brasileiros e a terceira mais procurada do Brasil por estrangeiros para turismo de negócios e eventos. 

O interesse cresce à medida que a cidade cria soluções que impulsionam o turismo.  

  • Redução da alíquota de ISS para eventos, de 5% para 2%, o que colocou a capital na rota grandes shows internacionais;  
  • Promoção de grandes eventos, como a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi) e o Smart City Expo Curitiba;  
  • Aplicativo Curta Curitiba na Palma da Mão, que oferece recursos para pessoas com deficiência visual;  
  • Aplicativo com áudio-guia na Torre Panorâmica para ampliar as opções de visitação inclusiva; 
Linha Turismo percorre os principais locais de interesse da cidade com informações em vários idiomas e inovações como o cartão de embarque digital. Linha Turismo percorre os principais locais de interesse da cidade com informações em vários idiomas e inovações como o cartão de embarque digital. (Foto: José Fernando Ogura/Secom )
  • Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais, com atrações gratuitas que transformaram a cidade na principal referência de Natal no país; 
  • Loja #CuritibaSuaLinda do Jardim Botânico, com espaços de acessibilidade e atendimento; 
  • Voos com novos destinos internacionais diretos, como Buenos Aires, Santiago, Lima.  
  • Ampliação da Linha Turismo, que percorre os principais locais de interesse da cidade, com informações em vários idiomas e inovações como o cartão de embarque digital. 

Participação das empresas 

A participação da iniciativa privada tem papel fundamental no planejamento e desenvolvimento do turismo na capital paranaense, especialmente em se tratando de inteligente. É com essa visão que o Sebrae/PR atua com empresas de diferentes setores do turismo, como agências de viagens, bares, restaurantes, meios de hospedagem, entre outros. O objetivo é promover novas Experiências Turísticas de Curitiba. 

Entre essas experiências promovidas no programa do Sebrae/PR estão Curitigame: Do Engenho ao Matte/Centro Histórico; Cafés Filtrados - Métodos & Diferenças; Sabores do Lúpulo - Um Mergulho no Mundo das Cervejas; Curitiba Sensorial - Jardim Botânico; Pirata Zulmiro Walking Tour - A Lenda do Tesouro; e Curitiaves - Passarinhando por Curitiba e Descobrindo Sua Natureza e Sabores. 

Uma das maiores atrações gerenciadas pela iniciativa privada, que atrai visitantes de todo o mundo, é o passeio de trem Curitiba-Morretes, da Serra Verde Express, que adota práticas de sustentabilidade em seu serviço.

Curitiba 332 Anos: #ofuturoéoturistar

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.