Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Saiba como Curitiba cuida da saúde e do bem-estar animal

Capital paranaense inaugura o “SUS dos pets”, primeiro hospital veterinário municipal do Paraná

Primeiro hospital veterinário do Paraná realiza consultas, cirurgias, exames laboratoriais e de imagem, internação e especialidades como oftalmologia, cardiologia, oncologia e ortopedia.
Primeiro hospital veterinário do Paraná realiza consultas, cirurgias, exames laboratoriais e de imagem, internação e especialidades como oftalmologia, cardiologia, oncologia e ortopedia. (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Prefeitura Municipal de Curitiba apresenta: Curitiba 332 Anos - Conteúdos de Marca da Série 332 Anos Curitiba

27/03/2025 às 19:54

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Nos últimos anos, tem-se observado uma mudança significativa na composição das famílias brasileiras. Muitos casais jovens escolhem ter um animal de estimação antes de expandirem a família com filhos, enquanto idosos encontram nos pets uma fonte constante de companhia e afeto. Essa nova realidade mostra a necessidade, cada vez maior, de iniciativas voltadas aos cuidados com animais domésticos.

Essa tendência é evidente: uma pesquisa feita pela Quaest em parceria com a PetLove detalhou a relação entre os tutores e seus pets no Brasil, revelando que 94% dos brasileiros têm ou já tiveram animais de estimação em casa. Já entre os curitibanos, o Censo Animal realizado pela prefeitura em 2023, que mapeou a população de cães e gatos, estimou que cerca de 584 mil cães e 185 mil gatos estão sob a supervisão de algum tutor, praticamente um cão para cada três habitantes e um gato para cada nove moradores da cidade, levando em consideração que Curitiba conta com uma população de 1.773.718 habitantes (segundo o último censo demográfico realizado pelo IBGE, em 2022).

Hospital oferece diversos serviços

Ao prestar seriamente atenção a essa nova realidade e em resposta às demandas que surgem com o crescente número de pets nos lares, a prefeitura de Curitiba inaugurou o primeiro hospital veterinário municipal do Paraná em dezembro de 2024. Localizado na Rua César Misael Chaves, 147, no bairro Taboão, o hospital funciona junto ao Parque Municipal São Francisco de Assis e oferece serviços gratuitos de saúde animal.

Com capacidade para 50 atendimentos diários, o Hospital Veterinário de Curitiba disponibiliza consultas, cirurgias, exames laboratoriais e de imagem, internação e especialidades como oftalmologia, cardiologia, oncologia e ortopedia. Seguindo o protocolo das UPAs, os casos de urgência e emergência têm prioridade no atendimento. O acesso ao hospital é feito por agendamento no site da Rede de Proteção Animal (RPA) da Prefeitura de Curitiba, atendendo principalmente tutores de baixa renda e protetores cadastrados.

Cuidados com o bem-estar animal

Além do avanço com a inauguração do Hospital Veterinário Municipal, Curitiba sempre se dedicou ao bem-estar animal, oferecendo uma série de serviços gratuitos voltados para tutores de baixa renda e ONGs.

Programa de Castração em Curitiba oferece cirurgias gratuitas para beneficiários do Programa Armazém da Família e protetores cadastrados.Programa de Castração em Curitiba oferece cirurgias gratuitas para beneficiários do Programa Armazém da Família e protetores cadastrados.Foto: José Fernando Ogura/SMCS. (Foto: José Fernando Ogura/SMCS )

A Prefeitura realiza o Programa de Castração Municipal, com cirurgias gratuitas para beneficiários do Programa Armazém da Família e protetores cadastrados, além de mutirões de castração em diversas regiões da cidade. Também são promovidas ações clínicas em parceria com a UFPR e ONGs, oferecendo serviços como vacinação, vermifugação e aplicação de antipulgas e sarnicidas em diferentes bairros. Outro apoio importante é o Banco de Ração, que distribui alimentos para os animais, e as campanhas de adoção, que facilitam a realocação de animais resgatados para novos lares.

Impulso à iniciativa privada

A importância dos pets não é apenas visualizada no setor público, mas principalmente em iniciativas privadas. A vasta oferta de serviços e produtos pet assegura ainda mais como os tempos mudaram e os pets assumiram um lugar de grande importância dentro do universo familiar brasileiro, especialmente do Curitibano e do paranaense.

Segundo dados do DataHub 2022, o Paraná é um dos cinco maiores mercados pet do Brasil, concentrando 7% das empresas do setor no país. Só na cidade de Curitiba, em 2023, foram contabilizados cerca de 38.774 novos CNPJs em atividades relacionadas ao setor pet, incluindo clínicas veterinárias, comércio de produtos e serviços especializados, conforme os dados divulgados pelo Sebrae Paraná.

O mercado pet privado aquece a economia e atende a demanda por produtos e serviços relacionados ao cuidado animal. Outro fator positivo é atração de investimentos no setor, com aumento de empreendedores locais e de fora.

Direitos garantidos na Constituição

Vale destacar que a proteção aos animais está assegurada pela Constituição Federal, no artigo 225, e pela Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que, no artigo 32, considera crime deixar de prestar assistência veterinária a animais doentes, feridos ou mutilados.

A cidade de Curitiba, ao oferecer esses serviços, cumpre com seu dever legal e serve como referência, demonstrando que, além de ser uma cidade inovadora, entende e valoriza os direitos dos animais e a importância de cuidar deles de maneira digna e respeitosa.

Cuidar dos animais é um ato de carinho e respeito, e em Curitiba, esse cuidado é levado a sério, permitindo que os tutores e seus animais vivam com dignidade e segurança.

Curitiba 332 Anos: #ofuturoéparatodafamília

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.