A Associação Comercial do Paraná (ACP) lançou nesta manhã a campanha Maio Amarelo, focada em ações de conscientização no trânsito. Realizada na frente da sede, no calçadão da rua XV de Novembro, a solenidade reuniu órgãos que atuam com a questão do trânsito nas diferentes esferas e teve a coordenação do Conselho das Câmaras Setoriais da ACP (segmento Trânsito e Mobilidade Urbana), conduzido pelo VP Mauro Gil Meger.
A campanha deste ano é intitulada “Paz no trânsito começa com você” e coloca em pauta a segurança viária, a fim de mobilizar a sociedade (órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada) para efetivamente discutir o assunto, engajando-se em ações e propagando o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.
“O Maio Amarelo já é uma tradição da ACP com todos aqueles que compõem as forças de educação, de cuidados e de fiscalização do trânsito. São entidades do Estado e do Município que, junto com a nossa Câmara Setorial, têm buscado a conscientização quanto aos cuidados com o trânsito. É fundamental reduzirmos os índices de acidentes e mortes, e todos temos que dar nossa contribuição”, afirmou o presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone.
“A ACP tem sido um braço muito estratégico para as ações que envolvem a conscientização no trânsito, devido ao grande alcance junto aos associados e com o comércio como um todo. Neste Maio Amarelo, estamos realizando várias ações em todo o Estado, trazendo para o centro da discussão a mobilidade do ser humano enquanto cidadão, indo além da mera questão fiscalizatória”, acrescentou o chefe de gabinete do Detran Paraná, Ismael de Oliveira.
A ação ainda contou com a presença do vice coordenador do Conselho das Câmaras Setoriais da ACP, Rafael Manzoni; do especialista Celso Mariano, que integra o Conselho Setorial de Trânsito e Mobilidade Urbana da ACP; do diretor da Escola Pública de Trânsito de Curitiba, Claudionor Agibert; e do coronel Mário Henrique do Carmo, representando o coronel Hudson Teixeira, Secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, entre outros.
No local, o Detran Paraná levou uma estrutura que permitia aos transeuntes fazerem fotos com a temática da campanha para posterior publicação nas redes sociais, além da distribuição de material informativo. Dando continuidade às ações do Maio Amarelo, está previsto para o dia 22/05 um debate na ACP com representantes de diferentes entidades que trabalham a temática do trânsito.