O tradicional auditório da Associação Comercial do Paraná, que leva o nome do ex-presidente Carlos Alberto Pereira de Oliveira (1915-2005), acaba de passar por uma grande reforma visando a sua modernização para diversos eventos. A reinauguração aconteceu nesta quinta-feira (22), com o espaço lotado para ouvir quatro dos principais nomes do Paraná, que abordaram as principais tendências para o mercado em 2024.
Na ocasião, o Presidente Antonio Gilberto Deggerone explicou as principais motivações para a reforma. “Tudo foi feito com muito carinho, pois havia uma necessidade de modernização de layout, equipamentos e do ambiente em si. Uma de nossas maiores missões é entregar conhecimento ao nosso associado, e o auditório é o principal local por onde queremos passar informações de qualidade”, afirmou.
Para o painel de reinauguração, foram convidados o Vice-Presidente da ACP e Diretor do CIEE-PR, Antoninho Caron, o Diretor do Ipardes, Jorge Callado, o Professor e Economista José Pio Martins e o Jornalista José Wille. Caron abordou o tema “Educação e Pessoas”, lembrando que vivemos tempos em que a competição está em evidência: “o saber e a competência humana são as únicas formas de vencer. Hoje, podemos dizer que a guerra mais importante que temos é pela educação, pela evolução, pela liberdade. Para chegar a este aspecto, a principal tendência deveria ser garantir a formação das pessoas, especialmente na sua base”, detalhou.
Callado trouxe alguns dos principais dados do Paraná diante do contexto geopolítico nacional. Como destaque, lembrou que oito municípios do nosso Estado estão entre as 100 maiores economias do país. “Temos a maior atividade econômica regional, com um saldo de balança comercial positiva. Para 2024, o maior desafio está nas mudanças climáticas que estamos vivenciando. Por contarmos com uma grande produção no agronegócio, é necessário se adaptar com investimento em ciência e tecnologia”, disse.
Já Pio Martins trouxe dados a nível mundial que servem de alerta para o mercado, como o aumento exponencial da população e o esgotamento de alguns recursos naturais. “É urgente e necessário conhecer a realidade, aceitar e aprender a lidar com ela. O comércio, por exemplo, precisa se atentar mais ao seu consumidor, buscar alternativas e atentar-se à evolução da área”, ressaltou.
Comunicação e clareza foram temas trazidos pelo Jornalista José Wille, que lembrou da importância da leitura para obtenção do conhecimento: “hoje, a comunicação é para todos. Os equipamentos para comunicar ao público estão democratizados, porém, é preciso pensar no conteúdo. Este é o grande desafio para este e os próximos anos. Toda empresa pode e deve aproveitar para mostrar seu trabalho de forma profissional, não dependendo mais apenas das grandes mídias”, disse, trazendo como exemplos as redes sociais, podcasts, entre outros formatos.
Espaço Odone Fortes Martins
O momento de reinauguração contemplou também uma homenagem póstuma a Odone Fortes Martins, falecido em 2023 e um dos maiores representantes de ACP durante décadas. “Eu vim para a ACP pelas mãos do Odone, assim como muitos aqui. Homenageá-lo é o mínimo que podemos fazer por toda a sua dedicação à nossa entidade”, destacou Deggerone.
Agora, o hall de entrada do auditório da ACP passa a se chamar “Espaço Odone Fortes Martins”, cuja trajetória foi rememorada pelo coordenador do Conselho Superior, Dalton Rispoli, e pela viúva Irene Morva Martins. “Agradeço, em nome da nossa família, por essa querida homenagem. Odone fez da ACP a sua segunda casa, e agora permanece aqui em um espaço de grande importância”, afirmou Irene.
Locação
O auditório Carlos Alberto Pereira de Oliveira, assim como outros espaços da ACP, está disponível para locação. Nele, é possível realizar eventos empresariais como palestras, workshops, entre outros. Para mais informações, clique aqui.