Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

A pedido da ACP, ALEP retira de pauta Projeto de Lei que traria prejuízos ao comércio

A ACP, em conjunto com a FACIAP, detectou na Consolidação das Leis de Defesa do Consumidor do Estado do Paraná pontos que mereciam atenção por parte dos legisladores

A pedido da ACP, ALEP retira de pauta Projeto de Lei que traria prejuízos ao comércio
A pedido da ACP, ALEP retira de pauta Projeto de Lei que traria prejuízos ao comércio (Foto: Divulgação)

ACP - Conteúdos de Marca ACP

13/12/2024 às 11:28

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Estava em pauta para votação o Projeto de Lei de autoria do Deputado Hussein Bakri, autuado sob n.º 659/2024, que tem por objetivo a adequação e retificação de determinados dispositivos da Consolidação das Leis de Defesa do Consumidor do Estado do Paraná (Lei Estadual n.° 22.130/2024), de autoria do Deputado Paulo Gomes.

A Associação Comercial do Paraná – ACP em conjunto com a Federação das Associações Comerciais do Paraná – FACIAP detectou na Consolidação das Leis de Defesa do Consumidor do Estado do Paraná pontos que mereciam atenção por parte dos legisladores, em especial o prazo para inscrição do consumidor devedor nos cadastros de proteção de crédito.

O texto que iria para aprovação concedia um lapso temporal de mais 30 dias para inscrição após o surgimento do débito/dívida. “Ou seja, o mercado não iria saber das dívidas mesmo após ela tendo sido descumprida por parte do consumidor inadimplente, gerando insegurança jurídica e prejudicando o bom consumidor, que paga em dia. Por consequência teríamos um impacto no Paraná, pois seríamos o único estado do Brasil a conceder tal ‘vantagem’ ao mau pagador e teria como consequência o aumento dos juros e preço dos produtos e serviços fornecidos no Paraná, ante a essa longa janela de ausência de informação ao mercado”, destaca o Presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone.

O Projeto foi retirado de pauta a pedido do Deputado Márcio Pacheco, após se sensibilizar com as consequências que tal medida traria para a economia. “Além do Deputado Márcio Pacheco, agradecemos também aos Deputados Luiz Fernando Guerra e Deputado Fábio Oliveira, da Comissão da Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa do Paraná, que contribuíram e atuaram para que esta pausa fosse dada na aprovação do projeto”, finaliza Deggerone.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.